Como a distante ilha portuguesa escapou da praga

A Ilha do Corvo voltou à vida pré-epidémica porque toda a sua população recebeu as duas vacinas.

A vida na pequena e verde ilha portuguesa do Corvo voltou ao normal, uma vez que a maioria da população foi voluntariamente vacinada contra o vírus corona.

O remoto Corvo é a menor direcção norte do arquipélago dos Açores. Ele está localizado no Oceano Atlântico Norte, a centenas de quilômetros da Europa continental.

A ilha de 400 pessoas parece ter escapado da epidemia catastrófica que matou mais pessoas em todo o mundo. 2,68 milhões Pessoas.

(AFP)

Desde o início da erupção, Um caso positivo Govt-19 Gravado na ilha. O transportador Covit-19 era um residente do Corvo que regressou do continente europeu depois do Natal.

Segundo o único médico do Corvo, Antonio Salcado, a ilha em breve alcançará a imunidade coletiva.

“Há um clima de festa no Corvo,” disse o Dr. Salcado Disse Agência Lusa de Notícias

O médico disse que a maioria dos residentes da ilha deve ficar imune até o final de março. “A partir de agora, vamos nos sentir seguros”, disse ele.

11 de março de 2021 Um velho sentado sob um chapéu de pirata pintado na parede de um bar na Ilha do Corvo, nos Açores

Um velho ri sentado debaixo de um chapéu de pirata pintado na parede do lado de fora de um bar na Ilha do Corvo, Açores, 11 de março de 2021 (AFP)

Graças a uma pequena campanha de vacinação comunitária, as autoridades da ilha terminaram de vacinar 322 pessoas na sexta-feira, usando a segunda dose da vacina Pfizer & Bioentech Covit-19. Isso equivale a quase 85 por cento de sua população.

De remoto Corvo Uma deficiência é geralmente demonstrada porque os residentes às vezes são afetados pela distribuição vital de bens básicos.

O Dr. Sulcado, 62 anos, que veio para o Corvo há um ano, habituou-se à escassez ocasional e aprendeu a fazer iogurte em casa.

“Isso compensa todas as dificuldades que vivenciamos todos os dias”, disse ele.

A 10 de março de 2021, um pescador está em cima de uma carrinha a transportar o seu pescado para um mercado de peixe na Ilha do Corvo, nos Açores.

A 10 de março de 2021, um pescador sobe numa carrinha a transportar o seu pescado para um mercado de peixe na Ilha do Corvo, nos Açores. (AFP)

Área de imunização

Portugal decidiu vacinar a maioria dos 400 habitantes da ilha sem passar por grupos prioritários, o que significa que todos os maiores de 16 anos foram incluídos na campanha.

O oficial de saúde local, Clelio Menezes, explicou que o número de injecções necessárias para vacinar o Corvo não afectaria as implementações nas restantes regiões dos Açores.

“A única responsabilidade que precisa ser feita é vacinar toda a população simultaneamente para criar uma área infectada”, disse ele.

Duas mulheres andam de bicicleta na estrada com o aeroporto do Corvo, na Vila do Corvo, nos Açores, a 10 de março de 2021.

A 10 de março de 2021, duas mulheres andam de bicicleta numa estrada com destino ao Aeroporto do Corvo, em Vila do Corvo, Açores. (AFP)

Com apenas um ventilador e sem leitos hospitalares na ilha, a explosão poderia ter sido devastadora.

“Estávamos com tanto medo de que alguém saísse de um barco e poluísse todos nós”, disse Coretti Melo, uma das duas enfermeiras da ilha.

O prefeito José Manuel Silva disse: “Essa propagação teria sido catastrófica e muito rápida.”

“Temos apenas uma padaria, então inevitavelmente todos vamos aos mesmos lugares.”

A imagem mostra o Vale Caldrow no Corvo, uma ilha do arquipélago dos Açores a 12 de março de 2021.

A imagem mostra o Vale Caldrow no Corvo, uma ilha do arquipélago dos Açores a 12 de março de 2021. (AFP)

Não há restrição pública na ilha de 17 km2, onde as pessoas podem se encontrar em cafés e restaurantes.

Em geral, as fontes de renda são a pesca e o turismo, mas a epidemia ultrapassou as chegadas de turistas estrangeiros.

Embora os residentes do Corvo gostassem de viver longe do Govt-19, o surto provavelmente afetaria a ilha e não se podia confiar em nenhuma ajuda externa.

Fonte: TRTWorld e Agentes

READ  O melhor Cabeceira Cama Casal: Selecionado para você

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

PorAqui