Dia Internacional da Menina: Madá e seus biscoitinhos amanteigados

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Nem todo mundo sabe, mas no dia 11 de outubro, desde 2012, é comemorado o Dia Internacional da Menina. A data é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar os avanços nos direitos das meninas e mulheres e também reconhecer a necessidade de ampliar as estratégias para a igualdade de gênero.

Nesta data especial, e às vésperas do Dia das Crianças, o PorAqui traz a história de Madalena Bezerra Bessa, também conhecida como Madá dos Biscoitinhos.

Aos 11 anos de idade, a menina encontrou na culinária um amor e um hobby. Com a ajuda da mãe, Anabeth Bessa, Madá começou a produzir e vender, ela mesma, seus biscoitinhos amanteigados de goiabada, canela e doce de leite para amigos, vizinhos e familiares.

Dia das Crianças: 3 opções para curtir o bairro com os pequenos

A menina, que está no quarto ano do colégio, divide seu tempo entre as lições de casa, a ginástica artística e a cozinha. Madá conta que sempre foi falante: “Eu sempre gostei de vender coisa. Já vendi gibi meu para os meus coleguinhas. Já tirei um monte de coisa do meu quarto que eu não queria mais e vendi pelo condomínio. Eu gosto de gente e de conversar”.

A iniciativa de fazer e vender os biscoitinhos veio da própria menina. Anabeth conta que um dia sua filha comentou que queria vender alguma coisa que ela mesma produzisse, a mãe sugeriu então que Madá fizesse biscoitos e falasse com o tio Doryvan Bessa, chef de cozinha.

“Primeiro meu tio me ensinou a fazer a receita do biscoitinho, depois eu fui inventando os sabores com ele e mamãe. No começo eu nem conseguia vender muito porque comia quase tudo”, afirma Madá, que também conta que a coisa que ela mais gosta de fazer no mundo é comer. ?

O momento da cozinha é reservado para mãe e filha, que hoje fazem os biscoitinhos sob encomenda e participam de eventos como o Setúbal Literário e o Setúbal Festival. “A gente cozinha à noite porque é a hora que mamãe chega. Ou no final de semana. É sempre quando mamãe tá em casa, ela me ajuda com tudo.”

O valor dos biscoitinhos varia de R$ 2 (o saco de 25g) até R$ 16 (o saco de 250g). Todo o dinheiro recebido com a venda é guardado pela pequena confeiteira, mas ela confessa: “Às vezes eu compro um brinquedo ou um doce, mas só quando mamãe deixa”. ?

? Biscoitinhos da Madá
☎ Para encomendas (081) 99594-9117
? Instagram @biscoitinhodamada
? Facebook Biscoitinhos da Madá

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *