Reveillita 2018: festa e posicionamento político na virada do ano

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
(Foto: Agência Brasil)

Entre as várias festas de fim de ano que acontecem na cidade, uma chama a atenção por unir, num mesmo evento, celebração e posicionamento político. Acontece, a partir das 20h deste domingo (31), o Reveillita – Réveillon no Cais José Estelita. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.

Organizado pelo Coletivo Anarco-Festivo Ocupe Estelita, o Reveillita chega à sua segunda edição (a primeira foi em 2015), com um line up distribuído em 3 polos (programação abaixo): de bandas, de DJs, e o Eletroqueer, voltado a aglutinar várias festas LGBTQ underground do Recife, com discotecagem e performances. A previsão é que o agito siga até as 6h do dia 1º de janeiro.

Cerca de 50 pessoas estão envolvidas na organização do evento, que contará com uma estrutura pronta para receber o público: lojinhas, fraldário, ponto de redução de danos, setor de alimentação e banheiros. Um mapa explicativo foi divulgado para ajudar na localização de quem for à festa.

(Foto: Reprodução)

Quem quiser curtir a festa, pode levar bancos, cadeiras de praia, cangas e ficar à vontade! No local, haverá ambulantes vendendo bebidas, assim como o público também poderá levar as suas. Mas, a organização orienta: evite levar bebidas em recipientes de vidro.

Cais José Estelita

Além de toda a festividade, há uma motivação muito importante para a realização do Reveillita: reafirmar a luta que vem sendo travada, há mais de cinco anos, pelo movimento Ocupe Estelita.

O coletivo tem o Cais José Estelita como um símbolo da discussão a respeito do direito público à cidade e da luta pela utilização da área como espaço do povo recifense, contra a construção de um conjunto de arranha-céus de luxo na área, motivo do litígio que já resultou em diversas ações judiciais.

A ocupação da área do Cais com atividades de cultura, lazer e cidadania veio ressignificar a importância da região, batendo de frente contra a especulação imobiliária que vem cercando o local.

E a realização desta segunda edição do Reveillita mira o ano de 2018 como mais um ano de luta nesse sentido, por dois importantes motivos: o primeiro, foi o recente julgamento do TRF-5, que decidiu pela legalidade do leilão do pátio ferroviário que foi vendido ao Consórcio Novo Recife

O segundo é que em 2018 terá início o processo de revisão do Plano Diretor do Recife, assim como de outras leis que fazem parte do Plano de Ordenamento Territorial da cidade. Ou seja, serão rediscutidas todas as diretrizes urbanísticas que norteiam a ocupação do centro urbano.

Polos/Atrações

Polo de Bandas

Delamancha
Diablo Angel
Atroça
Triinca
De LEÃO
FinoDrão
Sabrina Carvalho

Polo Eletroqueer

DJs
Aurora Boreau
Karma
Linda DeMorrir
Milena Cinismo
Bar Bie crew
Extasia crew
Hypnos crew
Pandemonia crew

Performances
Ametista
Aurora Boreal
Dandara
Krishna
Libra
Mxrc
Mun Há
Perlla
Xxutra
Cherolainne

Polo de DJs

River Santos
Larissa Themonia
Vítor Matias
Alexxa
Caio Cavalcanti
Carola
Nathália

Reveillita – Réveillon no Cais José Estelita
Domingo (31), a partir das 20h
Cais José Estelita | Av. Engenheiro José Estelita, 1647 – São José
Gratuito



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *