PCR derruba árvore de uma das vistas mais bonitas do Recife

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Breno César/colaboração

A esquina da Rua da Aurora com a Ponte Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, perdeu muito da sua beleza no último fim desta semana. Uma foto que vem circulando nas redes sociais mostra uma tradicional árvore fícus que existia no local dilapidada. Mais um cartão postal natural do Recife que deixa de existir.

A fícus fazia parte do cenário afetivo do Recife, numa composição das mais belas com a ponte e a Rua da Aurora. No entanto, parte dela foi erradicada numa ação da Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana – Emlurb.

A imagem que circula na internet foi feita pelo cineasta Neco Tabosa. “Estamos falando de estruturas de vida centenárias que vêm sendo exterminadas por conta do crescimento desordenado da cidade”, diz ele.

“Se há uma calçada com problema não é por culpa da árvore, mas do urbanista que projetou aquela calçada sem pensar na árvore. Mas isso faz mesmo parte do plano de ‘desenvolvimento’ da prefeitura. E nesse projeto não há espaço para a vida”, critica Neco.

Foto que circula nas redes sociais mostra a árvore destruída (Foto: Neco Tabosa/colaboração)

“Quando eu vi essa árvore derrubada foi meio chocante, porque era uma árvore muito linda”, diz a jornalista Beth Oliveira, que mora na região há 22 anos. “Essa poda predatória que vem acontecendo muda completamente a paisagem da cidade. Acho um absurdo essa forma de encarar a natureza, da atual gestão municipal”, completa.

Beth acrescenta que não é a primeira árvore da região que foi derrubada. “Teve outra árvore da (Rua) Mamede Simões, que foi retirada para dar espaço às mesas do bar”, conta ela. “Daqui a mais algum tempo, o Centro da Cidade não terá mais uma paisagem tão bonita como sempre foi”.

Justificativa

Procurada pelo PorAqui, a Emlurb informou que a árvore tombou em direção ao leito do Rio Capibaribe no último fim de semana. “Por conta do incidente, a árvore foi classificada como em risco de queda e, por isso, está em processo de erradicação”, diz a nota.

Acrescenta, ainda, que “a fícus elástica erradicada será substituída por outra muda, que possua características mais adequadas à área, como tamanho e crescimento de raiz” e que a operação, por se tratar de uma árvore de grande porte, está sendo acompanhado por um técnico especializado do órgão.



comment 26 comentários

  1. Essa espécie é extremamente resistente e possui mecanismos de compensação própria, basta lembrar que estava lá há décadas. Reforçando o comentário anterior, bastaria uma poda de condução e um suporte como o existente para a árvore da praça do arsenal. ?
  2. Poxa, árvore linda! Como pode esse ?prefeito está acabando com o nosso verde. São muitas árvores derrubadas que absurdo! E ninguém faz nada.
  3. Esses caba da Prefeitura só fazem o mais fácil...cadê que colocaram um engenheiro para dar uma outra solução para a árvore em vez de derrubar...garanto que teria!
    1. Quer dizer que a prefeitura do psb, inimiga e opositora ao pt e o prefeito golpista cortaram uma palmeira pra montar o palanque do LULA? Conta outra, velho. Eles derrubaram pq são incompetentes.... o palanque poderia ser montado 1m pra frente ou pra trás. Por que sempre tem que botar a culpa de tudo em Lula, hein?
      1. Independente se a prefeitura é incompetente ou não o FATO é que a palmeira imperial FOI derrubada para a construção de um palanque.
        1. Foi comprovado que nenhuma árvore foi derrubada por conta de construção de palanque para o Lula. Foi apenas uma lamentável coincidência. A palmeira seria derrubada do mesmo jeito, com ou sem palanque.
    2. Não tenho ido ao centro do Recife. Pensei que fosse boatos. Eu sou pela vida da árvore e não do sapo barbudo
  4. A equipe desse prefeito é burra e incompetente. Vamos Eleger alguém do partido verde, para cuidar melhor da parte ambiental da cidade.
  5. Que horror!! Um crime, uma falta de comprometimento com tudo que é significativo para o Recife, para a sua população e a sua história. Alguém tem uma foto da árvore antes de ser assassinada? Para a gente compartilhar e mostrar a extensão do crime que foi praticado,
  6. Agora entendo a verdadeira mensagem do slogan da PCR: Esse é o Recife que nasce para as pessoas.....MORREREM! Morrerem sem direito as sombra sombras das árvores, morrerem por motivos violentos, mas, não esmagados por uma perigisa árvore centenária, morrerem num cenário urbano onde a beleza e a memória da cidade não valem mais que um kilo de folhas e troncos pagos a empresa contratada para triturar os restos de vida verde desta cidade.
  7. Para tudo tem solução, mais um absurdo!! Será que um paisagista e um engenheiro não resolveria o problema?? Que falta faz Janete nesta prefeitura!
  8. não sei o porque de tanta revolta, votou nele, tínhamos outras opções, agora aguente as consequências. povo burro.
  9. Urbanistas, prefeitura de merda que temos aqui. O Recife não tem mais verde, está se tornando uma cidade feia e muito quente, ruas, avenidas sem arvores por causa desses bostas urbanistas da prefeitura, emlurb etc... até para podar as arvores, podam erradamente é um absurdo vê tanta gente incompetente tomando conta da cidade.
  10. O extermínio de árvores centenárias na cidade do Recife tem se tornado uma constante. No bairro do Espinheiro isso virou rotina. Prédio quer fazer reforma em entrada, é só derrubar o oitizeiro como aconteceu recentemente na Rua Barão de Itamaracá e tem a mais extermina e nada é plantada no lugar...Loja de roupas na Rua Santo Elias, extermina árvore que por podas inconsequentes aliada a falta de cuidados fitossanitários parece que estava doente...algumas semanas depois a prefeitura replanta uma muda de árvore, a loja uma semana depois extermina com a muda e amplia seu "estacionamento de calçada" coisa bem comum no Recife. Na Galeria bem a frente desta loja também foi exterminada uma árvore que também estava doente, mas nessa o cimento e areia nem deixou vestígio de que havia uma árvore plantada. E assim o Recife ta ficando pobre de verde, uma população que se omite, pessoas sem noção e sem educação ambiental que só pensa nos lucros e uma prefeitura e seus gestores que se omitem. Coitado de nossos filhos e netos, tire uma foto de como é seu bairro com árvores e guarde, pois no futuro só em fotos e lembranças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *