‘Memória do Futuro’ refaz a história da TI de Pernambuco em seus primórdios

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
(Foto: Alan Rodrigues)

A Tecnologia da Informação quando ainda era “tudo mato”. É essa a narrativa que segue Memória do Futuro, projeto que será lançado pela Softex nesta quinta (14), reunindo quem fez parte dos primórdios da TI em Pernambuco e atuou construindo seus alicerces.

O lançamento acontece às 17h30, na Associação Comercial de Pernambuco, no Recife Antigo. A entrada é gratuita, mas quem quiser participar deve realizar inscrição, no sympla.

Memória do Futuro trará textos, fotos e vídeos que estarão disponíveis no site www.memoriadofuturo.com.br, que entrará no ar durante o lançamento. Todo o material é resultado das conversas com diversos nomes que estiveram no nascedouro das inovações desenvolvidas nas últimas décadas.

Nas entrevistas, fatos, opiniões e “causos” de quem abriu caminhos para a relevância do Estado como polo tecnológico no Brasil e no mundo. Temas como empreendedorismo, inovação e pioneirismo estarão presentes, por meio de histórias como as da Elógica, Banorte, Cesar, Porto Digital e Softex e dos próprios entrevistados.

“Nós quisemos dar uma contribuição com o registro de vários fatos relevantes, pelo olhar de tanta gente que contribuiu e que ainda contribui para uma história muito complexa, que conta com vários atores. É um verdadeiro mosaico, que não está fechado, um desenho que não será o reflexo fiel da realidade, mas que mostra algumas dessas visões”, diz Alcides Pires, presidente da Softex e idealizador do projeto.

A série de entrevistas abre com Belarmino Alcoforado, José Cláudio, Cláudio Marinho e Silvio Meira e a participação dos convidados Gerino Xavier, Ítalo Nogueira, Alcides Pires, Antônio Valença, Luiz Gomes, Sílvio Aragão, Cláusio Barbosa, Lucas Queiroz e Fred Vasconcelos.

Entrevista com Belarmino Alcoforado (Foto: Virgínia Rodrigues)

“Nós reunimos pessoas que foram protagonistas desse período, a partir de várias realidades: empreendedores da iniciativa privada, da Academia, e da gestão pública”, destaca Alcides, ao lembrar que o projeto inicial era somente de textos. “Mas o poder da imagem é tão grande que os vídeos foram ganhando protagonismo”, lembra.

A cada 15 dias, novas entrevistas irão ao ar. Já gravaram para o Memória do Futuro Rômulo Meneses, Merval Jurema, Herman Braga e Cláudio Alcoforado, e também Igor Gatis, Domingos Monteiro, Jaime Galvão, Ismar Kaufman, Luiz Vieira, Carlos Ferraz, Samuel Abreu e Genilson Cavalcante.

O projeto Memória do Futuro tem apoio do Seprope, da Assespro PE/PB, da Comunidade Manguez.al e do Porto Digital. A produção é da EuEscrevo e a identidade visual é da Maturi Comunicação.

Lançamento do projeto Memória do Futuro
📅 Quinta (14), às 17h
📍 Associação Comercial de Pernambuco | Praça Rio Branco, 18
💵 Entrada gratuita, com inscrição no sympla.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *