Família oriental foge à regra e mantem restaurante natural no Centro do Recife

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Irmãos Tu (Foto: Manuel Borges)

Quantos restaurantes “chinezão” existem no centro da cidade? Difícil fazer essa conta… eles estão por toda a parte e não é de hoje. 🤔

Mas se você acha que comida oriental se resume a temaki e yakissoba, está na hora de ampliar os horizontes do paladar e conhecer o Cozinha Celestial, restaurante naturalista administrado por um simpático grupo de asiáticos no Centro do Recife.

Real ou ficção? Prédios da Rua Nova foram cenários de crimes cinematográficos

Quando saiu de Taiwan, há mais de 20 anos, a família Tu chegou ao Recife com um sonho na bagagem: abrir um estabelecimento que unisse a culinária de seu país ao modo natural de alimentação que sempre tiveram. Nascia, assim, o Restaurante Vegetariano Cozinha Celestial.

(Foto: Manuel Borges)

Resultado do esforço dos taiwaneses e uma opção de comida oriental e natural no centrão, o Cozinha Celestial é um lugar de paz em meio ao tumulto do Centro. Amplo e aconchegante, ele surge como um oásis em meio à agitação da estreita Rua Santa Cecília, bem no coração do bairro de São José.

Antes de abrir suas duas unidades, uma na Boa Vista, há 10 anos, e outra em São José, há 3, os Tu se revezavam vendendo comida chinesa nas ruas do Recife.

Hoje, sob os olhos atentos e a dedicação de Tu I Chun e seu irmão Tu Chin Hung, a filial do bairro de São José se tornou a de maior destaque da franquia. A da Boa Vista continua no mesmo local, administrada pelos pais.

6 mantras que não saem da cabeça de quem frequenta a Conde da Boa Vista

(Foto: Manuel Borges)

Quem disse que saudável não pode ser saboroso?

Seguindo este lema, a ideia da família Tu foi introduzir o veganismo e vegetarianismo à vida corrida das pessoas do centro da cidade, utilizando uma culinária já conhecida por muitos: a oriental.

Assim, pratos tradicionais asiáticos como bifum e sushi são elaborados com produtos naturais, sem conservantes, corantes, gorduras e nenhum outro item proveniente de animais.

(Foto: Manuel Borges)

São mais de 60 opções de pratos disponíveis, variando entre o oriental e adaptações veganas e vegetarianas de comida regional, com destaque para a feijoada e moqueca.

(Foto: Manuel Borges)

O sushi também desperta curiosidade pelo sabor. A chefe de cozinha e gestora de qualidade de alimentos, Maria Russell, revela o segredo. “Não usamos frutos do mar no sushi e as pessoas pensam que ele não tem sabor, mas se surpreendem quando provam”, diz ela. O ingrediente chave é o tipo da alga-marinha utilizada na composição das peças.

Tradição milenar adaptada ao clima recifense

Taiwan é uma ilha situada a 130 km do litoral da China. Entre os elementos tradicionais de sua cultura estão as casas de chá, espalhadas por todo o país, fruto do consumo milenar da bebida.

Sucesso de público também por aqui, as receitas do chá foram adaptadas ao clima e paladar do pernambucano. “O chá em Taiwan costuma ser tomado bem quente, até por questões medicinais. Coisa que seria impossível no nosso calor”, explica Maria. A opção foi oferecer chás gelados no cardápio que, segundo ela, os clientes adoram.

(Foto: Manuel Borges)

A procura por chás taiwaneses vem crescendo no Recife. A prova disso é o surgimento de diversos estabelecimentos dedicados ao consumo da bebida na cidade. Futuramente a família Tu também pretende inaugurar uma casa de chá, preservando sua tradição como forma de matar um pouco a saudade de casa.

Cozinha Celestial
Rua Santa Cecília, 43, São José, Recife – PE
Rua Martins Junior, 59, Boa Vista, Recife – PE
Horário: Segunda a Sábado, das 10h30 às 15h
Istagram: @vegcozinhacelestial

Por Manuel Borges

Jornalista matuto que trocou o gosto da cana pelo cheiro do mangue. Adora passear por locais, histórias, cultura, picos/festas/bares, personalidades e humor sempre tendo o Centro, o coração da Cidade do Recife, como tema. Instagram: @manecoborges.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.



comment 8 comentários

  1. Já comi varias vezes no da Martins Junior. Não tenho o que reclamar. Via sempre os irmãos por lá, mas nunca pensei que eles estavam se preparando para abrir uma filial. Recomendo.
  2. Comida de primeira qualidade, saudável e num precinho mais que especial! Super recomendo! Parabéns à essa linda taiwanesa e sua equipe!
  3. Super recomendo, comida top e atendimento excelente!! Amooooo!! Parabéns para a equipe e a família Tu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *