Começa nesta quarta (10) o Janeiro de Grandes Espetáculos

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
"Dorinha, Meu Amor" abre o festival, nesta quarta (10), no Santa Isabel (Foto: Reprodução/Facebook)

Merda para todos!*

É com esta energia que saudamos a abertura do festival de artes cênicas mais aguardado de todos os anos: começa, nesta quarta (10), a 24ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos. Ao longo de 18 dias, o público vai desfrutar de uma intensa programação com 67 montagens de teatro adulto e infantojuvenil, dança e música.

Este ano, o Janeiro – que passa a se chamar Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco – homenageia o casal de atores Renato e Vanda Phaleante, que têm mais de 40 anos de vida dedicados ao teatro.

A abertura desta quarta (10) contará com noite de autógrafos do jornalista Cleodon Coelho, que assina o livro José Pimentel – Para Além das Paixões, biografia do longevo ator pernambucano que por mais de 40 anos interpretou Jesus Cristo nas paixões de Nova Jerusalém e do Recife. Será às 19h, no hall do Teatro de Santa Isabel.

A vida do ator José Pimentel é contada em biografia escrita pelo jornalista Cleodon Coelho (Foto: JC Imagem)

Logo em seguida, às 20h30, a cantora Isadora Melo sobe ao palco com o espetáculo Dorinha, Meu Amor, dirigido por João Falcão. No musical, que mistura o riso dos cabarés com o drama do teatro, a cantora se junta aos músicos Juliano Holanda e Rafael Marques, e conta sobre os amores e paixões de todas as mulheres que cabem dentro dela.

O espetáculo acontece em dois dias: nesta quarta (10), ela convida a artista Flaira Ferro. Já na quinta (11), o cantor Almério divide o palco com Isadora. Dorinha, Meu Amor vai contar com recursos de audiodescrição e libras.

Mais música

Este ano, uma das novidades do Janeiro é o aumento, na programação, do número de espetáculos onde a música é a protagonista. Serão 19 espetáculos, sejam musicais ou shows propriamente ditos.

Entre eles, estão a estreia nacional do show que reúne Egberto Gismonti e João do Pife, que terá a participação da Banda de Pífanos Dois Irmãos, dia 27, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. Um dia antes, 26, eles estarão no Sesc Caruaru, às 21h.

Outro destaque é o espetáculo A Dita Curva, que acontece nesta sábado (13), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), reunindo 10 mulheres em palco: Aishá Lourenço, Aninha Martins, Flaira Ferro, Isaar, Isadora Melo, Laís de Assis, Luna Vitrolira, Paula Bujes, Sofia Freire e Ylana.

Espetáculo produzido por mulheres leva dança e poesia ao Dona Lindu

Acontece, também, a 2ª edição do Reverbo, com direção de Juliano Holanda, que reunirá vários nomes da cena musical contemporânea, num único show, no Teatro de Santa Isabel, dia 20, às 20h.

#Reverbo celebra o encontro de músicos pernambucanos no Teatro Hermilo

Já os cantores e compositores Igor de Carvalho e Tibério Azul também são destaque, em show onde dividem o palco e suas canções, nesta quinta (11), às 20h, no Teatro Luiz Mendonça

Onde acontece

O Janeiro de Grandes Espetáculos estará presente nos teatros: Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), Arraial Ariano Suassuna, Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu) e também no Sesc Caruaru, no Agreste pernambucano.

O Janeiro também traz uma mostra paralela do e atividades formativas, que ocuparão os espaços Cênicas, Fiandeiros, O Poste e Mamulengo.

O Centro Cultural Correios, a Torre Malakoff, a Fundação Joaquim Nabuco e o Recife Praia Hotel, assim como os teatros Boa Vista e Paulo Freire (em Paulista), também recebem atividades do Janeiro de Grandes Espetáculos.

A programação completa está no site do festival e os ingressos estão à venda no Compre Ingressos, com preços que vão de R$ 5 a R$ 60.

24º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Artes Cênicas e Música de Pernambuco
De 10 a 28 de janeiro de 2018
Programação completa no site do evento
Ingressos à venda no Compre Ingressos

(*) “Merda” é uma saudação típica do universo teatral, que significa “boa sorte” ou “sucesso” na apresentação de um espetáculo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *