Clube da Aurora: um desafio de compositores

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Facebook/Tiné

Se Minas Gerais teve o Clube da Esquina, Recife não ficou para trás e criou o seu Clube da Aurora. Um grupo de músicos e compositores pernambucanos que resolveu se reunir para exercitar a prática da composição. Os encontros tem rendido bons frutos e virou até um web programa no youtube.

Como o nome já diz, o grupo nasceu na Rua da Aurora, no centro da cidade, no apartamento do músico Bruno Lins (da banda Fim de Feira). Estavam presentes Tiné (Academia da Berlinda e Orquestra Contemporânea de Olinda), Luccas Maia (Mamelungos) e Victor Camarote.

“A gente começou a se encontrar para compormos juntos algumas músicas para o meu disco”, conta Camarote. “A gente virava a noite compondo. Em algumas noites a gente chegou a fazer sete músicas”. Victor conta que tem guardadas, no celular, em torno de 50 composições do grupo.

A primeira música que nasceu desse encontro foi “A máquina”, parceria dos quatro artistas, que foi gravada por Tiné, em seu álbum “Equilibrista“. Outras quatro canções dessa primeira leva estão no disco de Victor Camarote, “Quem Disse”: “Jambu”, “Alto do Céu de Havana”, “Mídia Man” e o hino “Clube de Aurora”.

Ouça “Jambu”, uma das composições nascidas no Clube da Aurora

Além do núcleo formado pelos quatro, outros compositores foram se juntando ao grupo. O local dos encontros também começou a variar. Migrou para Olinda e, atualmente, está em Boa Viagem, no apartamento de Tiné.

Foi lá que, depois de dois anos parado, o grupo retomou as atividades. Outros compositores se juntaram. Além de Tiné, Luccas Maia e Victor Camarote, fazem parte do atual núcleo do Clube da Aurora Adiel Luna, Zé Gleissom e Muta (o único deles que atualmente mora no centro).

Desafio

Dedicado também à atividade de youtuber, Tiné resolveu transformar os encontros em um web programa, no seu canal. Nascia o Desafio do Clube da Aurora.

Nessa nova fase, o grupo sorteia temas e se desafiam a compor em cima desses motes. As composições são feitas em parceria e nascem a partir da criação entre artistas com estilos e perfis diferentes.

“É bom compor com alguém pensando a música diferente de você, é um exercício e um desafio como compositor”, diz Tiné sobre os encontros.

Dois programas já foram ao ar. As novas composições começaram a ser apresentadas a partir do segundo. Serão três canções por programa. “Quando chegarmos a 30 coanções, vamos fazer um programa especial com as melhores músicas”, adianta Tiné.

Os temas das composições também podem ser enviados pelos internautas. Para acompanhar o programa Desafio Clube da Aurora, é só se inscrever no canal de Tiné no youtube.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *