Perfil da espessura epitelial da córnea em crianças saudáveis ​​portuguesas

Thomas de Oliveira Louiro, Sandra Rodriguez-Barros, Diego Lopez, Ana Rita Carrera, Philippe Couvia-Moraes, Ana Video-Escada, Nuno Patricio Combos

Departamento de Oftalmologia, Hospital Garcia de Orta, Almada, Portugal

Correspondência: Thomas de Oliveira Lurero
Serviço de Oftalmologia, Hospital Garcia de Orta, Avenida Torado da Silva, Almada, 2805-267, Portugal
Telefone +351 913 513 175
Email [email protected]

Introdução e objetivo: Avaliar os perfis da espessura epitelial da córnea (TE) e da espessura da córnea (TC) em olhos saudáveis ​​de crianças portuguesas e fornecer informações sobre o estabelecimento do primeiro protocolo de base de dados caucasianos para esta faixa etária.
Métodos: Sessenta olhos saudáveis ​​de 60 crianças com idades entre 8 e 18 anos foram avaliados usando o aparelho de tomografia óptica de alta definição Cirrus. O TE e TC médios foram avaliados usando o software Cirrus Review com zonas de loop corneano concêntricas predefinidas. Áreas específicas do TE (central, superior, inferior, temporal, nasal, superonasal, inferodemporal, superrotemporal e inferonasal) também foram avaliadas. As diferenças na ET na média ET, média CT e octanos correspondentes foram comparadas por sexo. Foram avaliadas as correlações entre a espessura epitelial medial (CED), a idade e o erro refrativo.
Resultados e discussão: O TE médio foi menor nas zonas periféricas, enquanto o TC médio foi maior. O TE foi mais fino na região superior do que na inferior (p <0,05). O TE foi mais espesso nos meninos (p <0,05) do que nas meninas, mas a DC não foi diferente. CET não foi associado com idade ou erro refrativo.
Conclusão: A análise da tomografia óptica de coorte do TE revela que a TC é mais fina em circunferência do que mais espessa. Ao contrário da TC, o ET parece ser afetado pelo sexo. O perfil de TE tem se mostrado uma ferramenta eficaz no diagnóstico de ceratocone e ceratocone subclínico em adultos. Como as alterações epiteliais ocorrem no início da doença e o ceratocone é mais agressivo na população infantil, um banco de dados de protocolo do perfil de TE pode contribuir para melhorar a detecção precoce da doença entre essas faixas etárias.

READ  Ronaldo salva o vencedor de Pepe, Juventus, da Espanha, assistido por Ribeiro Colano, que derrubou Galatasaray e Santo Silva em um incêndio na Grécia

palavras importantes: Espessura epitelial, AS-OCT, ceratocone, crianças

Licença Creative CommonsEste trabalho foi publicado e licenciado pela Dow Medical Press Limited. Os termos completos desta licença estão disponíveis em https://www.dovepress.com/terms.php e link Atribuição Creative Commons – Licença não comercial (não registrada, v3.0). Ao abordar o trabalho, você aceita os termos. O uso comercial da obra é permitido sem permissão da Dow Medical Press Limited. Para obter permissão para usar este trabalho comercialmente, consulte os parágrafos 4.2 e 5 de nossos Termos.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

PorAqui