Os portugueses não vão estar presentes, mas terão voz na futura conferência europeia – EURACTIV.com

No barómetro de uma futura conferência europeia divulgada terça-feira, 96% dos portugueses consideram que a UE não teve em conta os seus pontos de vista nas suas decisões sobre a UE.

Num Eurobrómetro especial sobre o futuro da Europa divulgado esta terça-feira, um total de 27.034 cidadãos da UE com mais de 15 anos foram interrogados por 1.027 portugueses de 22 de outubro a 20 de novembro de 2020.

De acordo com os resultados do inquérito, 96% das pessoas pensam que as suas opiniões sobre o futuro da UE não são tidas em consideração, o que é superior à média da UE de 92%.

No entanto, 64% disseram que não participariam da futura conferência europeia.

Em média, 51% dos cidadãos inquiridos em toda a UE afirmaram que gostariam de participar numa conferência sobre o futuro da Europa. Em comparação, 48% são contra essa ideia.

Inspirada na atual presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, a conferência pretende tornar-se um fórum público de discussão aberta, inclusiva e aberta envolvendo parlamentos nacionais, parceiros comunitários, autoridades regionais e locais e a sociedade civil. .

75% dos cidadãos da UE acreditam que o futuro da UE terá um impacto positivo na democracia europeia e 76% que reflete um progresso significativo para a democracia na UE

Seis em cada 10 entrevistados disseram que a crise criada pela epidemia de COVID-19 os levou a pensar sobre o futuro, enquanto 35% dos entrevistados disseram acreditar em condições de vida comparáveis, enquanto 30% e 25% apelaram a uma maior solidariedade entre os membros da UE estados e uma política comum de saúde.

Na passada quinta-feira, uma conferência de parlamentares europeus aprovou uma declaração conjunta da presidência do Conselho da UE de Portugal sobre o Futuro da Europa, que classificou o evento como uma “grande oportunidade” de diálogo com os cidadãos.

READ  G.R. português Yaris retorna para atacar H e GR em Hoganheim

Um dia após a aprovação do Conselho, a aprovação do Parlamento da UE é o passo final para o lançamento de uma conferência sobre o futuro da Europa, que deverá ocorrer nas próximas semanas, antes mesmo de uma cerimônia simbólica marcada para 9 de maio, Dia da Europa. Em Estrasburgo.

Este Europrômetro especial é a primeira pesquisa conjunta do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia sobre o futuro da Europa. (Notícias de Ana Matos | Lusa.pt)

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

PorAqui