Portugal tem um Rio Doce/CDU para chamar de seu

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Daniel Barros/Acervo Pessoal

Sempre me disseram que Olinda era prima de Lisboa. Eu pensava que era de nono grau, mas, depois de passar cinco dias por terras lusitanas, começo a achar que são irmãs de mães diferentes.

Tanto na capital de Portugal, como na Capital do Loló, é ladeira em que lagartixa cai de costas por todo canto. Se Olinda tem o axé, em Lisboa há a Ginjinha (que vem de Óbidos, na verdade). Sem falar naquele cheiro característico de cigarro de artista na parte alta da cidade, que pega as venta desprevenidas.

Comida também não foge à regra. Para cada tapioca, há um pastel de nata. Além das cervejarias e marisqueiras, que vendem peixes e frutos do mar como quem oferece arrumadinho e macaxeira com charque.

Agora, a mizéra que me fez ter certeza de que as duas cidades têm o mesmo DNA é que aqui tem um Rio Doce/CDU, conhecido como 28. Pqp, bença! O bicho pega a Caxangá, o Espinheiro, Campo Grande, Bairro Novo, Casa Caiada e a quarta etapa de Sweet River, também conhecidos como Campo de Ourique, Chiado, Alfama, Graça e mais uns dois continentes à sua escolha. Parece war. E lotado como na foto que ilustra esse humilde texto, escrito ao sabor de sovaco vencido e sarro involuntário.

Um cheiro!

 

Daniel Barros é recifense, formado em Letras pela UFPE. Atualmente mora no Derby, mas é cria da CDU. Come e bebe em demasia. Já tomou muita cerveja no Mercado da Encruzilhada.  Nos intervalos, anda de ônibus. Nesta vida, veio a passeio, mas ficou preso em Abreu e Lima. É conteudista colaborador do PorAqui para desperdiçar seu tempo.

 

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.



comment 1 comentário

  1. A "mizéra" foi ótimo, 'bença'! Ri litros. Como geralmente sou mais formal, invejo este estilo de escrita descontraída e tão mais próxima do leitor. Muito massa! :D :D :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *