Começam os trabalhos de conferência sobre o futuro da Europa | Notícia

A Declaração Conjunta sobre o Futuro da Europa foi assinada em Bruxelas pelo Presidente do Parlamento Europeu, David Sasoli, e pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Antonio Costa, em nome da Presidente do Conselho, Ursula von. A Comissão Executiva do Conferência sobre o Futuro da Europa reunida em Bruxelas em 24 de março de 2021. A Comissão Executiva é composta por representantes das três instituições (Parlamento Europeu, Conselho e Comissão). O Conselho de Administração supervisionará o trabalho, processo e organização da conferência.

Nessa primeira reunião, o Conselho de Administração acordou os itens essenciais para o início da conferência. Eles deram os primeiros passos para garantir que os cidadãos pudessem em breve começar a contribuir para a conferência, sem demora, em uma plataforma digital multilíngue que incluía uma carta e identificação visual para a participação dos cidadãos. O Conselho também trocou opiniões sobre seus métodos de trabalho internos.

O Conselho discutiu a possibilidade de um evento formal em Estrasburgo em 9 de maio, dependendo das condições de saúde pública (ou restrições impostas pela epidemia de COVID-19) e a realização da primeira reunião plenária da conferência em 10 de maio.

Secretário-Geral e Co-Ministro dos Assuntos Portugueses para os Assuntos da UECadeira Do cargo de Presidente do Conselho de Administração, disse Ana Paula Zacarias “A Conferência sobre o Futuro da Europa deve ser uma plataforma integrada para reunir diferentes vozes, empenhando-se numa reflexão e discussão mais amplas sobre os desafios que a Europa enfrenta e o seu futuro a longo prazo. Colocar os cidadãos no centro da política europeia.”

Em nome do Parlamento Europeu, o Co-Presidente Guy Verhofstadt (RE, BE) disse: “Em tempos de transição, os cidadãos têm de decidir o que esperam da UE e como o fazer. Esta é a sua Europa, o seu futuro, por isso é a sua conferência! Nosso trabalho é garantir que a conferência ganhe impulso público e, em seguida, criar uma agenda para moldar o futuro da Europa em conjunto. ”

Disse Dubrovka Šuica, vice-presidente e co-presidente da Comissão para a Democracia e a População. “Esta conferência vai ajudar os cidadãos de todos os cantos da UE, e de todas as origens, a partilhar as suas opiniões, crenças e sonhos na definição do futuro da sua UE. Este é um momento único e histórico para os cidadãos aderirem à UE.”

Representantes dos cossacos, do Comité Regional, do Conselho Económico e Social Europeu e dos parceiros sociais foram também convidados como observadores para a reunião.

READ  Portugal MotoGP: Vinil Maverick mais rápido em FP1, Mark Marquez terceiro no regresso | MotoGP

Próximos passos:

A diretoria se reunirá novamente no Parlamento Europeu em 7 de abril e a plataforma digital será lançada em 19 de abril.

Lista de participantes (representantes do conselho e observadores):

Os co-presidentes da Comissão Executiva são Guy Verhofstad em nome do Parlamento Europeu, Ana Paula Zacharias, a Secretária de Estado portuguesa para os Assuntos da UE, e Dubrovka Šuica, que representou o Presidente e Vice-Presidente da Comissão Europeia.

Outros membros do Comitê Executivo: Manfred Weber (PPE, DE) e IREDEX Garcia Perez (S&D, ES) do Parlamento, Secretário de Estado esloveno para Assuntos da UE do Conselho, Caspar Doveson e Ministro de Estado francês para Assuntos da UE, e de ao lado da Comissão, o vice-presidente para as relações provisórias e visão, Maro ŠefŠovič, e o vice-presidente para os valores e a transparência, Vara Zurov.

Os observadores do Parlamento incluem Gerolf Annimans (IT, PE), Daniel Bryant (Verdes / EFA, DE), Justice Krasnodopsky (ECR, PL) e Helmut Scholes (esquerda, DE). Os observadores do Conselho foram a Secretária de Estado chilena para os Assuntos da UE Milena Hardinkov, o Ministro sueco para os Assuntos da UE Hans Tallgren, o Ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol para a União Europeia Juan Gonzalez-Barba Pera e o Ministro dos Negócios Estrangeiros belga e o Vice-Primeiro Ministro Sofi em nome do Conselho.

Finalmente, Cossack, o Comitê Regional, o Conselho Econômico e Social Europeu, Business Europe e EDUC são convidados a participar da reunião como delegados: Guido Wolf, Gunder Kirchhbaum, Louis Caboulos Santos, Marco Boconic e Bojan Cossack Apostolos Titzikostas para o Grupo Regional, Christa Sveng para o Conselho Econômico e Social Europeu, Marcus Bearer for Business Europe e Luca Vicentini para ETUC.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

PorAqui