Bloco do Nada faz farra e protesto neste sábado (13), no Torreão

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
(Foto: Divulgação/Bloco do Nada)

O Bloco do Nada nasceu dentro de um ônibus. Naturalmente… Um casal, no caso Karine Raquel e Gerson Flávio (o DJ Pós), estava com uma fantasia meio improvisada, que tinha um estandarte e começou a tiração de onda: “vocês estão fantasiados de nada!”

Há 16 anos atrás, surgia a inspiração para o Bloco do Nada. Na véspera, ele tinha ido tentar comprar um spray, mas quando chegou no Centro do Recife as lojas já estavam fechadas. “Ficou puto!”, ela lembra. Felizmente, decidiram sair com o estandarte, as roupas brancas e acabou dando mais certo do que o esperado.

Neste sábado (13), a partir das 14h, a Budega do Eduardo (Rua Marechal Deodoro, 252, Torreão) recebe mais uma prévia cheia de protestos do Bloco do Nada.

Melodia de Budega: a festa que mudou o Torreão

Bloco do Nada se financia basicamente com a venda de camisas (Imagem: Divulgação/Bloco do Nada)

No ano seguinte, os dois já foram acompanhados por dois amigos e já diziam que iam “crescer mais do que o Galo da Madrugada”, lembra Karine. Com posicionamentos políticos fortes, o Nada precisou sair do Mercado da Boa Vista (onde aconteceu por alguns anos a festa) e hoje se abriga na Budega do Eduardo, onde Gerson também promove a Melodia de Budega.

O Bloco do Nada prega uma festa de Momo nas ruas, sem patrocínios e se posicionando dentro da lógica de ocupação das ruas como espaço público. Mas não deixa de defender a cultura pernambucana. Karine tira onda: “como a Prefeitura tirou os maracatus (da abertura do Carnaval), o Nada está abrindo espaço”, conta, lembrando que a primeira atração será a Cabra Alada.

(Foto: Divulgação/Bloco do Nada)

A programação deste sábado tem início às 14h com o Maracatu Cabra Alada. Em seguida, entra o Trio Quase Nada, formado por integrantes do bloco (“que pode ser um ou dez cantando”, explica Karine). Vai ter ainda MR Ririca (Catarina Dee Jah), Anjo Gabriel, Os Caetanos e o encerramento da festa fica para os DJs Flavão Soma e Patrick Torquato (a partir das 22h).

Antes do Carnaval, o Nada no dia 25 realiza o 13º Sarau Filosófico do Bloco do Nada, que será as 19 horas, no auditório do Mamam (Rua da União, 88, Centro). Durante a folia, a festa como acontece tradicionalmente sai do Pátio de Santa Cruz (Boa Vista), a partir das 13, na segunda-feira. Sempre circulando pelo casario abandonado do Centro e animando os espaços mais vazios da folia.

Prévia do Bloco do Nada
Sábado (13), a partir das 14h
Budega do Eduardo (Rua Marechal Deodoro, 252, Torreão)
14h Maracatu Cabra Alada
16h Trio Quase Nada
17:30h MC Ririca (Catarina Dee Jah)
19:00h Anjo Gabriel
20:30h Banda Os Caetanos
22h DJ Flavão, DJ Soma e DJ Patrick Torquato

Organização popular x perturbação do sossego



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *