Medo de moradores de Brasília Teimosa é que bairro deixe de ser considerado uma Zeis

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O temor dos moradores com a especulação imobiliária rondando Brasília Teimosa é justamente a falta de documentos que atestem que a propriedade da terra é deles. 

“Eu tenho medo que a gente vá dormir Zeis e acorde sem ser Zeis”, afirma a professora e moradora do bairro Celeste Valença, se referindo à possibilidade de Brasília deixar de ser uma Zona Especial de Interesse Social (Zeis).

Quanto a isso, a Prefeitura do Recife respondeu ao PorAqui afirmando que Brasília Teimosa é referência nacional de resistência pela moradia e pertencimento de onde a comunidade nasceu e se desenvolveu. A conquista do reconhecimento do território como Zeis foi fruto de uma luta social ocorrida na década de 1980.

“Uma vez sendo reconhecida e classificada enquanto Zeis, a área fica sob a proteção de arcabouço legal que a protege de ser descaracterizada, protegendo, assim, sua identidade”, afirma a nota enviada pela Secretaria de Planejamento Urbano.

No entanto, o urbanista Milton Botler admite que haja a proteção, mas defende que a localização possa receber novos e diferentes moradores. Segundo ele, o interesse do mercado imobiliário se dá porque, além de bem localizado, o território já conta com infraestrutura.

“Hoje em dia, a especulação imobiliária que existe por lá é do mercado informal, até porque é muito difícil você encontrar alguém que esteja vendendo um terreno por lá”, comenta Botler. 

“Agora, se a especulação do mercado formal entrar em Brasília Teimosa para construir imóveis altos, como em Boa Viagem, vai ser ruim, porque perde a diversidade de pessoas e de negócios”, acrescenta.

Brasília Teimosa está a 5 km do Centro do Recife e colado ao bairro de Boa Viagem, que conta com uma enorme infraestrutura de serviços e negócios. O território tem formato de triângulo, que é banhado por água em dois dos seus lados, gerando fotografias incríveis.

Leia também:

Histórico de Brasília Teimosa consta viagem de jangada para falar com presidente da República

Mais de 60 anos de ocupação, e moradores de Brasília Teimosa seguem sem garantia do terreno


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: boaviagem@poraqui.news



comment 4 comentários

  1. Kit Completo Email Marketing Profissional Alcance Seu Publico Alvo Descrição Do Kit Completo Email Marketing: 1 Software De Envios Emails Em Massa 1 Kit Completo Listas De Emails Empresas E Comercio Profissional Mais De 150 Milhoes De Email 1 Software Extrator De Emails Url Em Massa 1 Bonus Brinde: Curso Completo Email Marketing Profissional Site: http://www.kitcompletoemail.vai.la Skype: Power-Tecnology Telegram : PowerEmails Whatsapp: (11)98197-6653

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *