Professora da EIA é homenageada pelo Google por iniciativa “inspiradora e transformadora”

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

A professora Carmem do Prado sempre foi uma mulher de múltiplos interesses. Antes de começar o curso de química (bacharelado), estagiou em agências de publicidade e depois de formada trabalhou como professora de matemática na Escola Internacional de Aldeia (EIA) por dois anos, onde se encantou pela área de educação.

Após trabalhar vários anos com fotografia publicitária, há dez anos foi convidada a retornar à EIA e implantar ali o Laboratório de Matemática. Na convivência com os alunos, Carmem se encontrou.

E de tanto se dedicar, criar formas de ensinar e inovar, no início deste mês recebeu, do Google, o título de “Professora Transformadora”, numa seleção que escolheu apenas cinco professores de todo o Brasil.

“A EIA me deu a oportunidade de ousar. Sempre foi uma escola de vanguarda e quando se fala em tecnologia não é diferente”, resume Carmem. “Foi aqui que pude unir meus conhecimentos de química com meu lado criativo e minha curiosidade pela tecnologia e a inovação”.

Pioneira no bairro, Escola Internacional de Aldeia completa 40 anos

Em 2016, segundo ela, todos os professores foram treinados para usar as ferramentas da suíte Google for Education. E surgiu a ideia de trocar o livro didático padrão, nas aulas de química do 9º ano do ensino Fundamental II, por um amplo leque de fontes de pesquisa e recursos, como apresentações de slides, videoaulas, listas de exercícios com comentários e artigos científicos, entre outros, disponibilizados na plataforma digital.

“Deu super certo. Primeiramente pela forma como os alunos interagem no mundo virtual, pois estão sempre conectados. Eles visualizam imediatamente o material que eu publico e realizam as tarefas de qualquer lugar que estejam”, comemora a professora.

Segundo ela, o sistema Google for Education permite o compartilhamento de diversas ferramentas que dão suporte ao trabalho do professor, como a pesquisa orientada, o Google Sala de Aula (uma espécie de rede social da turma), a resolução de questões utilizando formulários Google e sites com conteúdo preparatório para a Olimpíada Brasileira de Química.

“A sala de aula física fica para que possamos levantar reflexões e ouvir os alunos, com o professor exercendo seu papel de mediador e organizador do conhecimento”, diz Carmem.

No ambiente digital, segundo a professora, os estudantes se sentem à vontade para perguntar e, podem enviar suas dúvidas a qualquer hora do dia.

“A gente ganha muito tempo e os alunos adoram receber nosso feedback. Acredito que a sala de aula virtual facilita o entendimento do professor em relação às necessidades de cada aluno individualmente e termina criando uma rede de confiança”, declara.

Prêmio e planos

O trabalho de Carmem com os 53 alunos do 9º ano foi reconhecido pelo Google, que a convidou a receber uma homenagem em São Paulo, no dia 10 de outubro. Além do troféu, ela recebeu um chromebook, um computador portátil que roda no sistema operacional do Google.

“Queremos, com o uso da tecnologia, incentivar a pesquisa, a cooperação, a criatividade, a consciência crítica, a autonomia e organização. São valores que já incentivamos no dia a dia da escola, mas que pode perfeitamente ser introduzido também no aprendizado das disciplinas curriculares”, explica Carmem. “É um novo caminho para a transmissão do conhecimento e é um caminho sem volta”.

Escola Internacional de Aldeia
Estrada de Aldeia, km 7, Camaragibe-PE
Fone: (081) 3459-1272



comment 5 comentários

  1. Essa Professora é SHOWWWW!!! Parabéns Carmem, pelo trabalho transformador, disruptivel e de qualidade que vem desenvolvendo
  2. Muito merecedora!!! Esse é o resultado de quem ama o que faz e faz o que ama. Sempre muito dedicada ao ensino, procurando sempre inovar e procurando o crescimento dos seus alunos. Parabéns por ser essa pessoa sempre dedicada a educação nunca deixando de fazer o seu papel de forma espetacular! Orgulho dessa pessoa fazer parte da vida dos meus pequenos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *