Primeira galeria de arte de Camaragibe será inaugurada em junho

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Prédio histórico da antiga República dos Solteiros, onde funcionará a Galeria

A primeira galeria de arte de Camaragibe será aberta no dia 7 de junho, às 19h, com a exposição Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho, composta por fotos raras do casal de artistas mexicanos.

A Galeria Vila, na Vila da Fábrica, vai completar o corredor cultural do município ao lado do Cineteatro Bianor Mendonça e da Biblioteca Pública Penarol de Camaragibe, que ficam na mesma área em que também ocorre o evento Domingo da Vila, quando as ruas são fechadas para que as pessoas andem de bike ou patins, são montadas barracas de comida e artesanato e promovidas atrações musicais.

A exposição de inauguração é de fotos raras do casal Frida Kahlo e Diego Rivera
A exposição de inauguração é de fotos raras do casal Frida Kahlo e Diego Rivera

Camaragibe “quase” tem um cinema pra chamar de seu

A Galeria Vila vai funcionar num edifício histórico de Camaragibe, conhecido como antiga República dos Solteiros, que pela Lei nº 735/2017, tornou-se “um espaço criado para promover exposições e formar público apreciador das expressões artísticas”, não podendo ser usado para outra finalidade. Lá também funciona a Fundação de Cultura da cidade.

Para o presidente da Fundação, Olímpio Costa, a abertura do espaço “não deixa de ser uma ousadia, num contexto em que muitos espaços estão fechando ou sem condições de funcionar. É uma aposta nas artes visuais de Camaragibe e uma antiga reivindicação da classe artística. Esperamos que sirva de força para que outras prefeituras também abram espaços como esse”.

Segundo Olímpio, a galeria funcionará também com um importante viés pedagógico e parcerias já estão sendo pensadas com as escolas municipais para que os alunos possam desfrutar da melhor forma do equipamento.

Depois de ouvir a comunidade a respeito, a Fundação de Cultura vem, desde o ano passado, realizando capacitações na área de artes visuais, como de fotografia, desenho e aquarela. “Queremos não só trazer artistas de fora para dentro do nosso município, para que a arte circule, mas também valorizar os nossos artistas e fomentar essa troca”, diz Olímpio.

🎨 Galeria Vila
📌 Av. Dr. Pierre Collier, s/n
Vila da Fábrica, Camaragibe-PE

Exposição Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho
De 7/6 a 7/8, às quartas e sextas, das 14h às 19h
Agendamento para outros dias e horários pelo e-mail: vila.galeria@gmail.com



comment 3 comentários

  1. Parabéns à Fundação de cultura pela iniciativa! Muito feliz por saber que Camaragibe agora tem uma galeria de arte e mais feliz ainda de poder prestigiar dois ícones da cultura moderna. Amei!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *