04/02/2021 – Mundo – KSU – Em entrevista à televisão portuguesa, Lula criticou a inexperiência do novo presidente.

Em entrevista à televisão pública portuguesa RDP, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PD) criticou a inexperiência do novo presidente brasileiro Carlos Alberto Francia. Apesar de ser embaixador de carreira, o ministro foi recentemente promovido a embaixador e nunca ocupou cargo no exterior.

“O presidente está substituindo o chanceler [Ernesto Araújo] Ele coloca uma alternativa para quem não tem experiência diplomática em uma posição em que o Brasil sempre tem os melhores diplomatas. Isso é muito ruim para as relações externas do Brasil porque o Brasil se tornou quase um herói internacional e hoje o Brasil é considerado um país muito trivial ”, disse.

Lula disse que as recentes mudanças ministeriais demonstram a fraqueza do presidente Jair Bolsanaro (sem partido).

“O presidente não pode ter bons ministros porque o povo não quer participar do governo de Polsanaro, porque o governo não trata o povo de forma efetiva e ativa.

Segundo o PTI, a atual política externa brasileira acabou com a credibilidade internacional do país.

“Bolsanaro criou polêmica com todos os países, pensando que Trump o ajudaria. Trump perdeu a eleição, e acontece que o Bolsanaro não tem mais Trump e não tem credibilidade internacional ”, acrescentou.

UN Lula acrescentou que (Organização das Nações Unidas) e outras organizações internacionais poderiam ter feito mais para lidar com a epidemia.

Segundo ele, a ONU. O secretário-geral, Antonio Guterres, pode já ter convocado uma reunião especial do órgão para discutir o financiamento do Govt-19 e da vacina. “O G20 pode já ter sido convocado.”

Apesar dos comentários sobre o líder português da ONU, ele chamou Lula Guterres de amigo.

Ao expressar o seu desejo de regressar a Portugal, B.T. fez uma longa lista de políticos à esquerda e à direita do espectro político. Entre eles, o ex-primeiro-ministro José Sócrates é acusado de corrupção na Operação Marquês, conhecida como Lava Jado Lusa.

READ  O melhor Ar Condicionado Inverter 9000 Btus: Guia de revisão e compra

“Espero poder voltar a Portugal para abraçar o meu amigo António Costa [atual primeiro-ministro], Ao Presidente Marcelo Rebello, um abraço aos meus velhos amigos Guterres e ao Secretário-Geral da ONU, José Manuel Barroso [ex-premiê], Sócrates, Jorge Sambayo [ex-presidente]”, Ele disse.

Quando questionado se seria candidato à presidência em 2022, Lula reiterou que “vou esperar até 2022 para ver como a situação política se desenvolve”.

Por insistência do editor, o ex-presidente brincou que era mais jovem do que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

“Se for preciso, posso até dizer que o Biden é mais velho do que eu. Em outras palavras, quando sou candidato, sou um ano mais jovem que ele.

We will be happy to hear your thoughts

Leave a reply

PorAqui