Inverno, umidade e mofo: lute como um morador da Várzea

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O Recife e a Várzea são úmidos o ano todo, mas a chuva quase ininterrupta dos últimos dias não tem ajudado muito, né?

Segundo a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica aqui na Várzea, a umidade de hoje (5) está em torno dos 80%. O que isso significa para um varzeano em pleno inverno recifense? Bolor e mofo nos armários e guarda-roupas, claro, além de muito espirro para alguns.

Pensando no atrapalho que é decidir usar uma roupa ou acessório e de repente descobrir que está mofada, o PorAqui reuniu quatro dicas para evitar o bolor e mofo e combater toda esta umidade varzeana:

1 – Já mofou? Mãos à obra!

Se as colônias de fungos que adoram umidade foram mais rápidas do que você, não se aflija! Retire tudo que está no guarda-roupa (ou armário), pegue um paninho e limpe o interior do móvel com vinagre de álcool branco, deixando que o líquido evapore naturalmente. O vinagre ajuda a diminuir aquele cheiro de mofado que conhecemos bem.

2 – Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer

O melhor remédio antimofo é, sem dúvida, o sol que brilha no Recife nos outros 300 dias do ano, mas atualmente ele não tem dado as caras. Mesmo assim, quando a chuva der uma trégua, abra as janelas e deixe o ar circular! Abra, também, as portas dos armários e guarda-roupas e deixe assim – a circulação de ar em ambientes úmidos e escuros é importante para evitar o mofo.

3 – Banho é bom, banho é muito bom

Nunca guarde roupas usadas ou sujas dentro do guarda-roupa. Mesmo que elas aparentem estar limpas, qualquer gota de suor ou a gordura natural do corpo são vilãs e podem ajudar o mofo a se desenvolver. E pior: sua roupa pode acabar manchada.

4 – Batalhão de prevenção ao mofo: atacar!

Agora que seu guarda-roupa está limpinho e você já sabe que arejar é importante, procure a ajuda dos antimofos e desumificadores. São vendidos em marcas, tipos e modelos variados e funcionam absorvendo a umidade do ambiente onde são colocados. Mas fica uma dica boa, bonita e barata: um saquinho de tecido + giz branco e você tem um desumificador baratinho! É só fazer vários, colocar nos locais mais críticos e trocar periodicamente. Já, já o verão tá aí de novo. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *