O que você não sabe sobre as ruas de Setúbal

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Processed with VSCO with a6 preset

Apesar de espremidinho entre Boa Viagem e Piedade (e de nem ser considerado bairro oficialmente nos mapas da cidade), Setúbal é uma área antiga que guarda muitas histórias pra contar com o nome de suas ruas. 

LEIA TAMBÉM:

Você sabe quem foi o Visconde de Jequitinhonha?

Como era surfar em Boa Viagem e Setúbal nos anos 80 e 90

Setúbal, Portugal

Muita gente já deve ter ouvido falar da cidade de Setúbal, no interior de Portugal, e deve ter se perguntado qual a relação dela com o nosso bairro. Pois bem: tanto a cidade quanto o nosso bairro são originários do sobrenome português Setúbal. 

Aqui no Recife quem deu o nome às terras mais ao sul da cidade foi Manuel Fernandes Setúbal, proprietário de grande parte do trecho que hoje compreende nosso bairro. Isso aconteceu lá no início do século XVII, ainda na Capitania de Pernambuco. 


Barão de Souza Leão (foto: Luis Piereck)

Avançando uns 200 anos na história do bairro, outra identidade conhecida até hoje é a que dá nome a uma das ruas mais importantes do bairro: Barão de Souza Leão. Ele se chamava Inácio Joaquim de Souza Leão, nasceu em 25 de novembro de 1826, no Cabo de Santo Agostinho, e foi presidente da Província de Pernambuco quatro vezes.

Padroeiro de várias cidades do Brasil, São Sebastião é lembrado até nas ruas de Setúbal. A Avenida 20 de Janeiro leva esse nome em homenagem ao Dia de São Sebastião.

Voltando um pouco às nossas raízes portuguesas, a Rua 10 de Julho também guarda memórias da terra lusitana. Foi nessa data que o navegador português Nicolau Coelho retornou a Lisboa após ter participado da expedição de Vasco da Gama que dobrou o Cabo da Boa Esperança e descobriu o caminho para as Índias.


Dona Lindu e seus filhos em escultura localizada no Parque Dona Lindu

Nome de mulher

A Rua Izabel Magalhães é a única do bairro que leva um nome de mulher. E essa falta de nomes femininos não acontece só em Setúbal: segundo dados de uma pesquisa do Nexo Jornal, cerca de 88% dos nomes de viadutos, avenidas e parques da cidade de São Paulo levam nomes masculinos. Mas, em Setúbal, temos ainda o nome de duas grandes mulheres: Dona Lindu e Janete Costa, que têm seus nomes homenageados no parque do bairro. 💪 💃

E você, tem lembranças antigas ou sabe de curiosidades do bairro? Relatos, fotos, histórias legais que escutava da sua avó ou mesmo que viveu aqui em Setúbal? Conta pra gente no setubal@poraqui.news e vamos resgatar nossa história!

 



comment 3 comentários

  1. Olá. A Rua Major Armando de Souza Melo, segundo um veterano taxista do ponto de táxi Setúbal, deve seu nome a um piloto da aeronáutica, também conhecido por Armando Maluco, por fazer voos rasantes sobre o Capibaribe em meados do século passado. Segundo relato, ele teria passado sob as pontes do centro da cidade num hidroavião, para espanto do transeuntes.
  2. Moro na Izabel Magalhães e uma vez apresentando um imóvel para locação a uma senhora comentei que morava nessa rua e ela informou ser neta da Sra. Izabel Magalhães e que um tio dela conseguiu junto a Prefeitura do Recife dar nome a rua onde a avó morou por muitos anos.
  3. Oi Ana Martins, eu estou pesquisando sobre a Izabel Magalhães pra fazer uma matéria , consegui a Lei que originou o nome da rua, mas nenhuma informação sobre quem foi Izabel Magalhães, você poderia nos dar o contato da sua vizinha? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *