Programação do Janela exibe filmes que passaram nos labs do Portomídia

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Neste fim de semana começa a maratona cinematográfica da décima edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Com o tema “Heroínas”, o festival irá exibir 120 filmes até o próximo dia 12 de novembro. Oito dessas produções que que integram a programação passaram aqui no Porto Digital – eles foram finalizados nos laboratórios de pós-produção do Portomídia, que é um dos parceiros do festival.

A relação do braço de economia criativa do parque tecnológico não fica só na grade da programação: outras atividades do festival irão acontecer no Apolo 235, como exibições de curtas, oficinas e o Janela Crítica.

O musical Terremoto Santo foi um dos filmes finalizados aqui nos laboratórios de áudio do Portomídia. O curta de 19 minutos, dirigido por Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, retrata a performance musical de jovens da Assembleia de Deus da Mata Sul do Estado. A parte sonora ficou sob responsabilidade do designer de som Nicolau Domingues.

“A gente finalizou a parte de desenho de som e mixagem nos laboratórios do Portomídia. Ficou incrível e foi super bonito, fomos muito bem recepcionados também. Usamos pela primeira vez a instalação do Portomídia, então foi o melhor procedimento possível, trabalhar tanto com espaço, com equipamentos excelentes”, relatou a diretora Bárbara Wagner, que chamou atenção para o fato de que a história do filme pode ser contada através das letras das músicas.

Além do musical, também passaram pelos laboratórios do Portomídia o longa O nó do diabo, de Ramon Porto Mota, Ian Abé, Gabriel Martins e Jhésus Tribuzi (mixagem); os curtas O Peixe, de Jonathas De Andrade (cabine e exibição); Camocim, de Quentin Delaroche (mixagem);  O olho e o espírito, de Amanda Beça (correção de cor); Série Fãtásticos [work in progress]  / Piloto: Mancupium, de André Pinto e Henrique Spencer (cabine); Organismo, de Jorge Pereira (mixagem); e Fantasia de índio, de Manuela Andrade (mixagem).

Exibições

Durante o festival, o auditório do Apolo 235, prédio do Porto Digital que fica na esquina da rua do Observatório com a Rua do Apolo, receberá, na  quinta-feira (8) e na sexta-feira (9) a exibição de reprises das mostras competitivas de curtas internacionais, que contará com 19 filmes. Na quinta feira a programação tem início às 11h, já na sexta, a programação inicia às 18h.

Oficinas

Em parceria com o Portomídia, o festival irá promover ainda a oficina “Compondo trilhas sonoras”, entre os dias 6 e 10 de novembro, que será ministrada pelo mestre em composição Mateus Alves. A oficina, que é voltada para músicos ou interessados na área, pretende capacitar os participantes tanto no sentido criativo como no entendimento da composição. As inscrições já estão encerradas.

O Portomídia recebe também a oficina Janela Crítica, que já é tradição do festival. A atividade é voltada aos amantes do cinema que desejam exercitar um olhar crítico para o cinema pela escrita. A proposta é que os participantes vivenciam a prática da crítica cinematográfica durante todo o festival. No fim do festival, os participantes irão integrar o júri especial Janela Crítica, para eleger os melhores filmes nas categorias de curtas nacionais, curtas internacionais e longas.

Confira a lista com o horário e o local dos filmes finalizados no Portomídia:

Terremoto Santo, de Bárbara Wagner, Benjamin De Burca – 19 min
Cinema São Luiz – 05/11 às 18h50
Cinema do Museu – 06/11 às 14h

O nó do diabo, de Ramon Porto Mota, Ian Abé, Gabriel Martins e Jhésus Tribuzi – 124 min
Cinema São Luiz – 06/11 às 21h30

O Peixe, de Jonathas De Andrade – 23 min
Cinema São Luiz – 06/11 às 15h30
Cinema Do Museu – 07/11 às 14h40

Camocim, de Quentin Delaroche – 76 min
Cinema do Museu – 05/11 às 18h15

O olho e o espírito, de Amanda Beça – 10 min
Cinema São Luiz –07/11 às 17h40
Cinema Do Museu – 08/11 às 14h20

Série Fãtásticos (work in progress) / Piloto: Mancupium, de André Pinto e Henrique Spencer – 48 min
Cinema São Luiz – 06/11 às 17h40

Organismo, de Jorge Pereira – 96 min
Cinema do Museu – 07/11 às 18h15

Confira a programação completa e mais detalhes do festival em http://janeladecinema.com.br/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *