Porto Digital vence prêmio nacional de revitalização de patrimônio histórico

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O Porto Digital é vencedor da 30ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O parque tecnológico foi contemplado na categoria “Excelência em Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural”. A premiação é um reconhecimento das ações de revitalização do Bairro do Recife, promovidas, de forma direta ou indiretamente pelo Porto Digital, há cerca de 17 anos.

Nesse período, mais de 80 mil metros quadrados de edificações históricas do Bairro do Recife foram recuperadas. A previsão é de que até o final de 2018 mais 40 mil metros quadrados sejam revitalizados em mais cinco prédios – além do Núcleo de Gestão do Porto Digital, que restaurou oito imóveis no centro da cidade (sete no bairro do Recife e um em Santo Amaro), as empresas e instituições e associações que fazem parte do parque tecnológico também desempenharam papel um decisivo nesse marco.

“As pessoas sempre associam o Porto Digital ao desenvolvimento tecnológico, às empresas que desenvolvem soluções inteligentes, mas temos esse legado em paralelo que é também muito importante: somos um instrumento de transformação de áreas históricas do Recife e, por isso, esse prêmio tem um significado especial para nossa equipe”, explica o arquiteto e diretor-executivo do parque tecnológico, Leonardo Guimarães.

O Apolo 235, localizado na esquina da Rua do Apolo com a Rua do Observatório, é o exemplo mais recente do trabalho de restauro promovido pelo Porto Digital. O prédio, que há pouco estava em ruínas, foi restaurado com verbas do BNDES e do Governo de Pernambuco e hoje abriga as principais ferramentas de incentivo ao empreendedorismo do Porto Digital – é lá que ficam a Jump, incubadora e aceleradora de negócios, o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co) e também estruturas como auditório, Design Center e galeria de artes digitais, espaços vocacionados para a realização de eventos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *