Outubro Rosa: bairro recebe ações para alertar sobre o câncer de mama

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Reprodução/internet

A partir desta segunda (2), a Prefeitura do Recife irá realizar uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa, para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, além de outros cuidados voltados à saúde da mulher.

As atividades serão realizadas em toda a cidade: nas unidades municipais de saúde – incluindo o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, Zona Oeste do Recife –, em locais como escolas e também na Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife.

A saúde da mulher será o principal foco das ações, que seguem durante todo o mês: prevenção de câncer de colo de útero, rodas de diálogo sobre violência contra a mulher, planejamento familiar. Serão palestras educativas, mutirões de consultas e exames. A programação completa está no site da PCR.

Entre os exames, está o preventivo de câncer de mama. O caminhão equipado com mamógrafo passará por bairros dos oito distritos sanitários do Recife, incluindo o nosso. São ofertadas 80 fichas diárias de um total de 3.480 vagas ao longo do mês.


Mamógrafo móvel da PCR (Foto: Irandi Souza/PCR)

Hospital da Mulher

No Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife, a programação inclui palestras e atividades de bem estar da mulher. As usuárias do HMR terão direito a serviços como corte e escova no cabelo limpeza de pele, atividades físicas, palestras sobre saúde bucal, nutrição, cuidado com as mamas, depressão e câncer de mama.

Além disso, até esta sexta (6), mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão fazer exames de mamografia sem necessidade de marcação prévia. Serão 40 vagas por dia (20 pela manhã e 20 à tarde). No hospital há equipamentos para mulheres com deficiência.

Para realizar o exame, é preciso que a mulher seja moradora do Recife e apresente documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *