Livro traz um olhar de afeto sobre o Recife Antigo. Lançamento é hoje (5)

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Leonardo Vila Nova/PorAqui

Ainda hoje, o Bairro do Recife preserva – mesmo que a duras penas – parte de sua história registrada na arquitetura. O olhar sobre o Recife de hoje nos remete a séculos passados. Mas há também a história contada pelo dia a dia, ainda assim, carregada de beleza. O cotidiano do bairro, os detalhes que perpassam essa interação do presente com os tempos de ontem. É possível voltar o olhar para essa simbiose e sentir que muito mais do que história, o Bairro do Recife ainda preserva afeto.

Foi esse o caminho seguido pelo escritor e arquiteto José Roberto Gouveia, que resolveu registrar o seu olhar sobre o bairro no livro Bairro do Recife – Sentidos, Imaginação e Emoção, que ele lança nesta quinta (5), às 19h, no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José.

Há três anos, José Roberto instalou seu escritório no Bairro do Recife. Daí, começou a observar aspectos e detalhes do bairro sob um outro prisma. Passou, então, a fotografar o que lhe chamava a atenção sensivelmente. Foi se deixando levar, até que esse olhar de afeto resultou no livro.

(Foto: Reprodução)

Imagens do Bairro se misturam a esses afetos e trazem à tona possibilidades sensoriais, imaginativas e afetivas. É perceber o Recife Antigo muito além do clichê do resgate histórico e cultural, mas ampliar a percepção sobre a sua beleza cotidiana.

“O bairro é pulsante. Nele, as coisas acontecem: as pessoas trabalham, saem para almoçar, se encontram, festejam. Então, há um movimento que mostra que ele é vivo. Eu sinto muita energia no Recife Antigo, algo diferente do que se passa com outros pontos do centro da cidade”, diz Jose Roberto.

Na publicação, presente e passado se misturam. Há uma ressignificação do ambiente, hoje tão permeado pelo cotidiano urbano, mas, ainda assim, com aspectos históricos tão arraigados.

“Neste livro, trago muitas fotos de prédios restaurados e não restaurados, de edifícios seculares e contemporâneos, de construções em ruínas, onde a vegetação brota e se espalha pela fachada, e de recortes mais conceituais”, conta.

SERVIÇO
Lançamento do livro Bairro do Recife – Sentidos, Imaginação e Emoção
Quinta-feira (5), às 19h às 22h
Museu da Cidade do Recife | Forte das Cinco Pontas, São José



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *