Pequeno Encontro da Fotografia toma conta do Sítio Histórico no fim de semana

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Divulgação

De 10 a 12 de novembro, acontece, no Sítio Histórico de Olinda, a 3ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia, com oficinas, palestras, exposições e projeções, tudo dentro da temática “O Publicar”.  O evento busca articular a fotografia com outras linguagens e maneiras de trabalhar a imagem.

Nesta 3ª edição do encontro, os fotógrafos Eduardo Queiroga, Maria Chaves e Mateus Sá decidiram centrar o debate sobre os aspectos que envolvem a publicação. O encontro vai ser voltado não apenas para os diversos tipos de publicações, mas também para a ideia de tornar público um trabalho fotográfico.

“Levar a público sua obra é um ponto fundamental da atuação de todo fotógrafo. Discutir isso é muito construtivo. Pensar a publicação não apenas na sua forma impressa, mas na edição, na condução de uma narrativa, no desenvolvimento de um discurso”, aponta o fotógrafo Eduardo Queiroga.

(Foto: Celso Oliveira/Divulgação)

Os convidados deste ano, que vão guiar as atividades, são Maureen Bisilliat (Reino Unido/SP), Moacir dos Anjos (PE), Celso Oliveira (RJ/CE), Paulo Rossi (SP/PB) e Fernanda Grigolin (PR/SP).

Roteiro

Uma das marcas registradas do Pequeno Encontro que todas as suas atividades sejam espalhadas pelo sítio histórico de Olinda. As projeções e palestras acontecem no pátio do Mercado da Ribeira, as oficinas e leituras de portfólio se dividem entre o Solar da Marquesa, Espaço Tiridá e o anexo do Museu de Arte Contemporânea (MAC).

No último dia do evento, ainda acontece uma expedição fotográfica a partir da Igreja do Amparo, com projeção final na escadaria em frente ao MAC, composta pelas fotos feitas pelos participantes ao longo do trajeto.

Paralelas à programação do encontro, 16 exposições fotográficas selecionadas pela coordenação tomam lugar em espaços culturais da cidade alta. O Ciclo de Exposições é articulado entre o Pequeno Encontro e alguns restaurantes, bares e cafés do sítio histórico, que abrigam os trabalhos selecionados em seus diversos suportes.

Este ano, será disponibilizado um mapa online para quem quiser acompanhar todo o roteiro do evento.

Outro destaque é o Espaço do Livro, que vai funcionar durante toda a programação como um local para a compra e venda de publicações fotográficas, especialmente de fotógrafos pernambucanos.

A 3ª edição do Pequeno Encontro da Fotografia tem incentivo do Governo do Estado, por meio do Funcultura, e apoio da Prefeitura de Olinda por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura, do Atelier de Impressão, Canson, Canon e Faculdades Integradas AESO Barros Melo.

Acesse aqui a programação completa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *