O que a Capunga tem a ver com a primeira caneca de cerveja servida nas Américas

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Arte: Caio Vieira/PorAqui

É, querido ou querida moradora das Graças, hoje, primeira sexta-feira de agosto, é o Dia da Cerveja, e você aí pensando onde vai comemorar a efeméride. Mal pode imaginar que, se não fosse um certo Maurício de Nassau, um certo mestre cervejeiro chamado Dirck Dicx, equipamentos e lúpulo trazidos da Holanda, tudo isso em pleno século 17, essa história seria bem diferente.

LEIA TAMBÉM:

O guia nem tão nerd assim das Graças e da Jaqueira

A número 1

Era o ano do Senhor de 1640 quando foi inaugurada a primeira cervejaria das Américas – isso mesmo, das Américas- na própria residência de Nassau, que era onde? Na Capunga, no bairro das Graças, que merece entrar pra história da humanidade por esse simples fato, sim ou sim?

Pois bem! Nassau fundou a primeira cervejaria da região (não sejamos humildes, a única cervejaria de todo o lado esquerdo do planeta, olhando de cima) apenas três anos após desembarcar no Brasil, melhor dizendo, em Pernambuco. Batizou-a de La Fontaine e, se naquela época tivesse alguns desses prêmios de melhor cervejaria da Mauriceia (como era chamado o Recife de Nassau), com certeza ela ganharia em todos os anos, até 1654, quando os portugueses expulsaram os holandeses.

Daí pra frente, a cerveja cairia no ostracismo porque os lusitanos só queriam saber de vender vinho. Mas voltaria a toda no século 19.

Capunga

Atualmente, o que não falta é cervejaria artesanal no Recife e Região Metropolitana. A Capunga é uma delas. Apesar da fábrica não ser nas Graças, mas em Igarassu, os proprietários (Victor Lamenha, Edgar Domingues, Bruno Queiroga e Dante Peló) batizaram a cervejaria em homenagem à região onde a história americana da cerveja começou – e também por ser o local onde a ideia da marca surgiu. Um dos sócios, Edgar, começou a produzir cerveja na casa em que morava. Na Capunga, claro! Veja o vídeo em que Edgar explica isso tudinho:

Hoje à noite, na hora que chegar a primeira cerveja na mesa, aquela bem gelada, faça um brinde a Nassau e a Dirck Dicx, que a noite é deles! 😉



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *