O guia nem tão nerd assim das Graças e da Jaqueira

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Daniela Marreira/colaboração

Você sabia que as Graças, na Zona Norte do Recife, tem uma loja especializada na cultura geek? Ou que o melhor hambúrguer da região fica num trailer ali na Rua Amélia com Av. Rui Barbosa? E o melhor acervo de ficção científica, sabia que fica num endereço da Jaqueira?

Tudo bem se você não sabia nada disso. O PorAqui também não. Quem deu essas dicas pra gente foi o jornalista Bruno Nogueira, que mora nas Graças há um ano e meio.

“Eu gosto muito daqui. Essa é a primeira vez que estou tendo a sensação de bairro”, diz. “Sensação de bairro?”, a repórter pergunta. “É você poder viver dentro do bairro: ter opção de lazer, opção de trabalho, fazer suas coisas sem precisar ir pro outro lado da cidade, o que pra mim é fundamental, porque eu não tenho carro. Quanto mais eu puder fazer as coisas a pé, melhor”, explica Bruno, que é professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem 35 anos, é pai de Alice, 7, adora hambúrgueres e não se incomoda nem um pouco em ser chamado de nerd.

Está preparado pra uma viagem incrível pelos bairros das Graças e da Jaqueira? Vem com a gente, então! 🙂

VEJA TAMBÉM:

Wayne’s chega às Graças com burguer artesanal no fim de julho

O guia do hambúrguer para frequentadores de Graças, Derby e Jaqueira

1. Tocadisco Comic Store

(Foto: Tocadisco Comic Store/Facebook)

“A Tocadisco é uma loja de quadrinhos ali no Derby Center II. Apesar de ter esse nome, ela não vende disco.” Bruno gosta de HQ’s, coleciona bonecos e lá vende tudo isso. “Sempre vou lá, pra comprar quadrinho. Às vezes, vou lá só pra olhar.” De vez em quando, leva Alice, que adora comprar carta de Pokemon.

Rua Joaquim Nabuco, 330, Derby Center II, Graças
Telefone: (81) 3037-1446
Horário de funcionamento: segunda, das 13h30 às 19h; de terça a quinta, das 9h às 19h; sexta, das 9h às 21h; sábado, das 10h às 19h
Instagram: @tocadisco-comic-store
Facebook: Tocadisco Comic Store

2. Banca Machado

Banca Machado vende quadrinhos usados. (Foto: Bruno Nogueira/colaboração)

“Tem uma banca de revista que é obrigatória: todo dia eu vou lá. Quando eu não compro quadrinhos na Tocadisco, eu compro lá, que também vende quadrinhos usados e faz reserva para você não perder os lançamentos da semana. Tem dia que eu fico na agonia pra ver se chegou coisa nova porque toda semana tem novidade.”

Rua Joaquim Nabuco, 330, Graças
Telefone: (81) 3222-2481
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h as 19h; sábado das 8h as 17h; fecha domingo

3. A Caverna

(Foto: Patrick Torquato/colaboração)

“Outro lugar que eu passei a frequentar bastante e é um lugar onde encontro meus amigos do bairro é A Caverna. Lá é massa, tem uma variedade enorme de cerveja, você não precisa beber Heineken. E você encontra os amigos todos da infância, da adolescência. A primeira coisa que eu pensei quando cheguei lá foi ‘tá todo mundo aqui!’. Vou e volto a pé, mesmo de madrugada.”

Rua Fernando Lopes, 78, Recife
Telefone: (81) 99626-7885
Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 18h30 à 1h; sexta, até 3h; sábado, das 17h às 3h; fecha domingo, segunda e terça.

4. Jardim do Baobá

Alice quer andar de barco na próxima vez que for no Jardim do Baobá com o pai. (Foto: Daniela Marreira)

“Alice gosta dos balanços, que dão para eu e ela irmos juntos. Tem uma pontezinha, ela brinca, fazendo aventura. O que a gente ainda não fez foi passear de barco no Rio Capibaribe. Ela pediu para fazer.”

5. Livraria Jaqueira

(Foto: Livraria Jaqueira/Facebook)

“Eu amo a Livraria Jaqueira. Gosto muito de ficção científica e acho que lá tem a melhor seção da cidade. Melhor que Livraria Cultura, Saraiva. Não é uma seção gigante não, mas tem muito mais variedade de livro. Eu gosto muito de ir lá com Alice também, porque tem um seção de papelaria que ela adora. É um passeio que dá para fazer com ela também.”

Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira – Recife/PE
Telefone: (81) 3265-9455
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 20h; domingo, das 10h às 19h

6. Maverick

(Foto: Bruno Nogueira/colaboração)

“Meu hambúrguer favorito do bairro é o Maverick, um food truck em frente ao Museu do Estado. Gosto muito da combinação de molhos e da carne de lá. E o preço é bem honesto. É legal que é pet friendly, então tem dias que tem vários cachorros por lá (eu gosto muito de cachorro, apesar de não ter mais um). E a trilha sonora é sempre de rock dos anos 50 e 60, de Elvis a Johnny Cash.”

Av. Rui Barbosa, esquina com Rua Amélia, 896 – Graças
Horário de funcionamento: quarta, quinta e domingo, das 18h às 23h; sexta e sábado até 0h. Fecha segunda e terça

7. Burgomestre

(Foto: Burgomestre/Facebook)

“Fui educado moralmente na Burgomestre. Eu organizava, junto com uns amigos, umas partidas de RPG que rolavam ali. Tinha um amigo que o pai dele é o dono da Burgomestre, Seu Alexandre. A gente jogava RPG na casa dele, mas chegou uma hora que tinha muita gente. Aí o pai dele teve um estalo: ‘um monte de adolescente, que passa o dia inteiro fazendo nada, vou botar na minha lanchonete’. Eu amo ali por uma relação puramente afetiva”.

Rua Joaquim Nabuco, 574 , Graças
Telefone: (81) (81) 3421-3066
Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 10h30 à 0h; sexta e sábado, até as 2h.

E você, conhece algum lugar nas Graças e na Jaqueira que o PorAqui não conhece ainda? Envia sua sugestão nos comentários, para o e-mail gracas@poraqui.news ou para o nosso WhatsApp: 81 98173-9108.



comment 2 comentários

  1. Morei nas graças durante 14 anos e ainda frequento o bairro, tenho uma união afetiva com ele! Amo a jaqueira e a missa aos domingos na igrejinha! Os food truck ótimos, na Rua das pernambucanas tem logo dois!! E não deixo de ir a casa dos frios..vinho de qualidade e preço bom!! A redefrut trouxe um.espaco excelente com conforto.para compras! Me.mudei mas meu coração continua graças!
  2. Morei e família Ainda possui ape nas Graças... eu simplesmente não trocaria esse bairro por outro. É o melhor! Clima bom e considerado tranquilo... tem tudo perto... só é ruim o trânsito logo quando vc sai na rua mas isso tá em todo o Recife não é verdade? Gosto muito da Padaria Capela que agora fica na Av Rui Barbosa, Casa dos Frios etc... às vezes parava na janela do ape só pra ficar observando o som e o cheiro desse bairro que tanto amo. Opções de lazer não faltam nas Graças, simplesmente o the best!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *