O dia em que Ronald McDonald recebeu a chave do Recife

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Mario Jorge Carvalheira/Acervo Pessoal

Você viu a polêmica que surgiu no PorAqui quando falamos que o McDonald’s das Graças foi o primeiro de Pernambuco? Acabamos descobrindo que, de fato, a primeira loja do fast food surgiu em Boa Viagem, no estacionamento do Shopping Center Recife, dois meses antes da lanchonete que fica perto do Clube Português.

Graças old school: a vida de quem cresceu no bairro nos anos 80 e 90

Era o ano da graça de 1992 (ou seja, há 25 anos!). O mês de outubro estava quente como o quê, mas a noite do dia 15, quando seria a inauguração do primeiro McDonald’s de Pernambuco (e o centésimo do Brasil), no Shopping Boa Viagem, prometia!

Presença do prefeito confirmada (à época, Gilberto Marques Paulo), era preciso se preparar para o ápice da festa: o momento da entrega da  chave da cidade pelo prefeito ao Ronald McDonald e ao franqueado Mario Jorge Carvalheira, que foi quem contou tudinho sobre aquela noite ao PorAqui.

Para o prefeito da época, talvez o ápice mesmo tenha sido quando ele recebeu o  primeiríssimo lanche, com hambúrguer, Coca-Cola e batata frita, que você vê na foto abaixo.

Esse com a bandeja é o prefeito, vestido de terno, assim como o franqueado (que está com a marca até hoje) e todos os outros homens da festa. O dress code do evento era esporte fino. Sim, como não?

“Antes do McDonald’s chegar aqui, as pessoas que iam viajar recebiam encomendas para trazer o lanche de fora”, conta Mário. “Foi um sucesso. Todo dia tinha fila. Senhoras da sociedade esperando no calor do sol para comer. Vinha gente de João Pessoa, Campina Grande, Natal… ”

Depois desta foto, com o painel de preços, essa que vos escreve recorda que já passou por várias moedas: cruzeiro, cruzado,  cruzado novo, cruzeiro de novo, cruzeiro real (o da época do lançamento da Mc) e, finalmente, real. Fizemos o cálculo por alto aqui (lembrem que somos de Humanas): convertendo para aquela época, um Big Mac custava por volta de R$ 6.

Caravanas 

No post que gerou a polêmica, o leitor Manoel Simões, que morava nas Graças na época, lembra que vinham caravanas de outros estados para conhecer o McDonald’s da Agamenon, que foi inaugurada apenas dois meses depois do Mc de Boa Viagem, daí a confusão com as datas. “Foi construída no campo de futebol do Clube Português”, relembra.

O produtor musical Paulo André Moraes também lembrou de uma publicação chamada Veja 28º, da Editora Abril, que trazia uma cena inusitada para os dias de hoje, mas que, para aqueles tempos, parecia tudo bem. “A capa da revista era com um playboy de João Pessoa, sentado na frente do seu Escort XR3 conversível, no estacionamento do Shopping Recife. Dizia que saía de João Pessoa só para lanchar nessa primeira Mc”, comenta.

A primeira McDonald’s do Recife foi abaixo recentemente (e outra foi construída no estacionamento do Shopping, mais perto da Via Mangue), mas você pode lembrar os velhos tempos na da Agamenon, que continua firme e forte e é a loja que mais vende em Pernambuco.

 



comment 2 comentários

  1. Eu tive o prazer de trabalhar na loja da 4 etapa do shopping recife por 5 anos,entrei com atendente fui treinador e virei coordenador de equipe,foi meu primeiro emprego e agradeço muito por ter trabalhado na "maralco" aprendi muito com a equipe da minha época,,tenho grandes amigos que trabalham lá.. So tenho a agradecer a todos muito obrigado
  2. Poxa gente, mas essa era fácil pesquisar que o primeiro Mc Donald's daqui foi o do Shopping Recife. Lembro da expectativa que foi na época a construção e ai quando chegou aquele M gigante foi a certeza que iam inaugurar mesmo. Depois sim foi que construiram a unidade do Clube Português. Muito legal as fotos, nostalgia pura os carros da época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *