Unidade de saúde na Encruzilhada tem homeopatia, acupuntura, yoga e outras práticas

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

Você já ouviu falar de saúde integral? A Organização Mundial de Saúde (OMS) entende que o bem-estar físico, emocional e social são fatores determinantes e condicionantes da saúde. A saúde integral é aquela que trata não só da cura de doenças, mas que cuida da pessoa considerando que o corpo e a mente são indivisíveis.

No Recife, desde 2004 há a Unidade de Cuidados Integrais à Saúde (UCIS) Professor Guilherme Abath, localizada na Rua Marechal Deodoro, 235 (a mesma rua da Budega do Eduardo).

A base dos cuidados integrais é a medicina tradicional chinesa, que pode ser associada à medicina convencional, alopática. Na UCIS Guilherme Abath, você pode ter acesso gratuitamente à acupuntura, aurículo terapia, homeopatia, yoga, meditação, Tai Chi Chuan, Lian Gong, bioenergética, dança e percussão, automassagem, danças circulares e orientação nutricional. Para as crianças, há atendimento de psicomotricidade.

Foto: UCIS Guilherme Abath/Divulgação

De acordo com a auxiliar de enfermagem Verônica Lourenço, servidora da unidade, “é comum existir uma lista de espera para acupuntura, aurículo terapia e homeopatia, mas para homeopatia, por exemplo, a fila anda rápido”. Ela informa ainda que os interessados devem se dirigir ao posto com carteira de identidade, comprovante de residência do Recife e nº/carteira do SUS (Sistema Único de Saúde) de segunda a sexta, às 8h.

É bom chegar cedo, pois de segunda a quinta são apenas cinco pessoas atendidas no acolhimento, setor que faz a escuta do paciente e encaminha para começar as práticas que ocorrem em diversos horários. Na sexta, atendem até 10 pessoas que pretendem iniciar as atividades. Quem não tem cartão do SUS, pode fazer o cadastro no local de segunda a sexta, das 8h às 17h, levando RG e comprovante de residência do Recife. A maioria das pessoas nem sabe, mas já tem registro no SUS. Fui por volta das 16h e rapidinho peguei o meu número de cadastro no SUS.

Foto: Prefeitura do Recife/Inaldo Lins

Para algumas atividades não é preciso passar pelo setor de acolhimento. A pessoa pode ir direto no dia e horário de cada prática. As danças circulares são nas segundas, às 8h. A automassagem acontece nas segundas, às 9h.  A meditação nas quartas, às 10h. As aulas de dança e percussão são com o famoso Mestre Meia-Noite, fundador do Centro Daruê Malungo, nas terças e quartas, às 8h. Então, essa é uma dica preciosa para você que busca saúde e bem-estar na Encruzilhada.

Unidade de Cuidados Integrais à Saúde (UCIS) Professor Guilherme Abath
Rua Marechal Deodoro, 235, Encruzilhada.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (81) 3355-6144 | 3242-9759

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *