Um espaço dedicado à saúde e bem-estar dos idosos na Encruzilhada

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Crédito: Divulgação/BuscaVida - Cuidados Gerontológicos

A ideia que fez surgir o BuscaVida – Cuidados Gerontológicos foi a de criar um espaço acolhedor, onde os idosos pudessem se sentir em casa. Há três anos e meio, essa casa foi planejada para tentar promover o bem-estar de uma maneira geral para o pessoal da terceira idade.

O gerontólogo e diretor do BuscaVida, Antônio Rodrigues Júnior, explica que toda a parte arquitetônica foi pensada para quebrar as barreiras. Além disso, ele procurou até um historiador e conseguiu máquinas de costura, rádio e relógio antigos para a decoração.

LEIA TAMBÉM

Banho do Bem é aprendizado para todos os lados

“O bairro da Encruzilhada remete muito a uma casa, à família, tem local de estacionamento. Por que são idosos, então eles demoram a descer dos veículos. Quisemos então trazer para um bairro que pudesse lembrar um local familiar”, explica.

Foto: Divulgação/BuscaVida – Cuidados Gerontológicos

Hoje, o BuscaVida – Cuidados Gerontológicos conta com nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicóloga, neuropsicóloga, médicos especialistas em geriatria e neurologia. Além disso, promove ainda oficinas de artes, de musicoterapia e uma musicoterapeuta faz também atendimento individual.

Fica fácil entender porque a ideia de tornar um ambiente agradável, quando entendemos que alguns pacientes frequentam a casa duas ou três vezes por semana. O público é bastante variado, mas muitos dos idosos sofrem de Alzheimer, Parkinson, se recuperam de AVCs ou tem doenças como a depressão.

Foto: Divulgação/BuscaVida – Cuidados Gerontológicos

“O ambiente das clínicas são associadas com doenças, então queremos associar com casa para remetermos a bem estar e saúde”, explica o gerontólogo, que é presidente da regional pernambucana da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Outro serviço oferecido no BuscaVida é um grupo de memória funcional, para pessoas sadias, mas que tem lapsos de memória e querem estimular o cérebro. Também neste mês está sendo iniciada mais uma turma para cuidadores de idosos.

BuscaVida – Cuidados Gerontológicos
Rua Dona Elvira, 175, Encruzilhada
Fone: (81) 3097-3087
Horário: 8h às 18h



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *