Reciclobikes: um ateliê de bicicletas urbanas em pleno Mercado da Encruzilhada

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
(Foto: Divulgação/Reciclo Bikes)

A Reciclo Bikes começou meio sem querer. Arquitetas, Maria Escorel e Patrícia Quintela fizeram reformas nas própria bicicletas, foram super elogiadas e daí começaram a surgir pedidos de amigos e amigas. Hoje a loja, no Mercado da Encruzilhada, é um verdadeiro ponto de encontro de ciclistas de toda a cidade.

Antes de chegarem ao reformado mercado, as duas empresárias começaram vendendo pelas redes sociais, depois inauguraram a loja no Impact Hub do Recife Antigo. Surgiu então a demanda de começar a ter uma mecânica própria e depois passaram um ano na casa da Etiqueta Verde, na Rua Conselheiro Portela, no Espinheiro.

(Foto: Divulgação/Reciclo Bikes)

As duas empreendedoras andavam de bicicleta desde criança, como a maioria dos recifenses. Mas passaram a ser ciclistas do dia a dia depois de experiências na Europa. Em 2008, Pati levou sua bicicleta de trilha para Milão, na Itália, e lá comprou outra também para pedalar pela cidade. Já Maria teve outra experiência em 2011 em Dublin.

A empresa cresceu e já conta com a ajuda do mecânico Giba (Gilberto Martins Júnior) e de outros colaboradores.

Além da venda de bikes novas e personalizadas, a Reciclo reforma e pinta quadros antigos, tem peças e acessórios para diversos tipos de magrelas, conta com uma geladeira para quem quer tomar uma cervejinha enquanto conversa a respeito de aventuras sobre duas rodas e ainda está iniciando, em breve, uma série de eventos.

Maria Escorel, assim como Patrícia, começou a reformar bikes meio por hobby (Foto: Mariana Guerra/Reciclo Bikes)

Eventos

Nesta quinta-feira (29), começa o pedal Quinta se Roda de Boa (QRB), a partir das 19h. A ideia é que o evento fique acontecendo semanalmente. Patrícia Quintela explica que não será uma pedalada esportiva, é mais um encontro para curtir um pedal leve à noite.

Mas ela faz questão de dizer que em novembro a Reciclo Bikes estará participando da organização da Fixolimpíadas (competição nacional para quem pedala em bicicletas fixas).

Aqui a gente nunca vai vender uma bicicleta por vender, explica Patrícia Quintela

Além de empresárias, as duas meninas atuam no movimento em defesa das bicicletas. São próximas de grupos como o Bike Anjo, Ameciclo e participaram da Bicicletada Recife.

A Reciclo Bikes não deixa de ser uma loja, que sustenta as duas arquitetas e tem empregados, mas a alma do espaço em pleno Mercado da Encruzilhada é de quem realmente preza por uma cidade mais humana.

Telefone para contato: (81) 3048-4050



comment 6 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *