Encruzilhada tem venda de orgânicos nas quintas

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Divulgação/SDSMA-Prefeitura do Recife

Para quem busca consumir alimentos orgânicos descobrimos uma alternativa na Encruzilhada. Nas quintas-feiras, das 8h às 11h, é possível encontrar uma boa variedade de produtos numa pequena feira montada numa das entradas da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife. O acesso é pela Rua Ceará.

Quando fomos conferir a feirinha, encontramos Lindivaldo José Oliveira, 25 anos, e Maria José Oliveira, 23 anos, agricultores da comunidade de Palmeira, Glória do Goitá, que atendem com simpatia. O jovem casal de agricultores oferece diversos produtos, entre folhas, ervas, legumes e raízes, além de doces caseiros, cocada, tapioca e manuê.

Foto: Divulgação/SDSMA-Prefeitura do Recife

Só para você ter uma noção, fomos por volta das 9h30 e encontramos: jerimum, quiabo, cenoura, vagem, feijão verde, fava, milho, batata doce, coentro, cebolinha, alho-poró, rúcula, couve-flor, alface de diversos tipos, manjericão, hortelã, limão e banana. A macaxeira e o tomate já tinham acabado. Como em toda feira de orgânicos, quem chega mais cedo, encontra uma variedade maior.

“Sempre tento consumir orgânicos, compro aqui desde que começou, moro ali”, afirmou Dona Terezinha Bezerra apontando para um prédio na mesma rua, enquanto escolhia milho. O morador da Encruzilhada André Santiago também estava no local com sua filha pequena. “Às vezes eu compro aqui, às vezes na feira do Rosarinho, aqui as coisas são boas também”, afirmou apressado, quando estava finalizando a escolha dos produtos.

Foto: Divulgação/SDSMA-Prefeitura do Recife

Além dos moradores da região, os funcionários da Secretaria estão entre os principais clientes da feira. Alberto Medeiros é um dos que aproveita a comodidade de comprar orgânicos no próprio trabalho: “eu sempre compro e recomendo para o pessoal que mora perto”. Foi por causa justamente dos servidores públicos, que a feira foi criada e beneficia toda a comunidade.

De acordo com o gestor de Políticas Sustentáveis e Clima, Nilo Rocha, a feira existe desde agosto de 2013 e faz parte das ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). “Na Agenda Ambiental, um dos objetivos é melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Nesse contexto, os orgânicos são importantes para uma alimentação saudável, por isso criamos a feira”.

Nilo aproveita e avisa que “a Secretaria também dispõe de coletores para o descarte correto de óleo de cozinha, pilhas e baterias. O óleo é utilizado para produção de sabão pela ASA, gerando recursos para o Imip – Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira”. Para descartar os materiais, o acesso é pela Rua Fernando César.

Feira de orgânicos
Todas quintas-feiras, das 8h às 11h
Rua Ceará, Encruzilhada (na frente da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente)
Fone: (81) 3355-5813



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *