Você sabe por que o bairro do Poço da Panela leva esse nome?

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email

O bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, não recebeu esse nome à toa. No século 18, o local era um pequeno povoado em meio às grandes plantações de cana-de-açúcar e pertencia ao Engenho Casa Forte, comandado por Anna Paes.

Nessa época, os banhos no Rio Capibaribe – que não era poluído como hoje –  faziam bem à saúde e eram parte da vida de toda a população, sendo recomendados, inclusive, pelos médicos após um surto de cólera que assolou a cidade do Recife no final do século 18.

7 coisas da vida no interior presentes na Casa Forte moderna

Atraída pelos famosos banhos medicinais, a elite foi se instalando no bairro e construindo casarões nas margens do Capibaribe. Com a população crescendo, o lugar começou a ter problemas de desabastecimento de água. Era difícil encontrar água potável para todos e os moradores não achavam correto retirar água do rio.

A situação foi se agravando até que foi descoberto um olho d’água ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, que hoje fica na frente da Venda de Seu Vital.

Para que a água da nascente não fosse perdida, os moradores fizeram uma estrutura de barro no formato de uma panela pra segurar as paredes do poço. Daí surgiu o nome Poço da Panela. Hoje, o famoso poço está selado no terreno ao lado da Igreja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *