PorAqui achou: por onde anda Ronnie Von, figura carimbada da praia

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: cortesia

O PorAqui encontrou Jeremias Rocha de Freitas, também conhecido como Ronnie Von. Quem frequentou a Praia de Boa Viagem durante os anos 1980 sabe quem é. Depois de viver anos de fama no balneário da Zona Sul do Recife, ele hoje leva sua vida de forma mais pacata no bairro do Ipsep, também na ZS.

Com ajuda de amigos e da vizinhança (sempre ela ?), nós fomos em busca daquele mito. A procura não foi difícil, mas o encontro é que não foi nada fácil. Fomos recebidos pela esposa de Ronnie, que avisou, sem rodeios, que ele não estava e, mesmo se estivesse, ele não nos receberia.

3 prédios históricos que cravaram lugar na paisagem de Boa Viagem

Eis que surge na esquina Ronnie, com o mesmo andar charmoso relatado em vários comentários pela Internet. Ao nos ver, dedinho balançando negativamente e, ao se aproximar, o aviso: “não vou falar com vocês”. “Só dou entrevista agora se eu receber dinheiro. Semana passada, colocaram minha foto numa reportagem junto aquele Coxa e outro, o repórter ganhou dinheiro e não me deu nada”, reclamou, se referindo ao post do PorAqui sobre as figuras que marcaram época em Boa Viagem.

Infelizmente, Ronnie estava enganado. O repórter não ganhou dinheiro com aquele post ?. Apesar dele não querer dar entrevista, conseguimos conversar. Explicamos a ele que as pessoas sentem saudades dele na praia e por isso queriam saber sobre sua vida.

Mauro e Quitéria: de cantadores da praia a participação em disco de Titãs

Pois bem. Jeremias, ou Ronnie, está aposentado com 68 anos e com boa saúde. Os cabelos continuam longos. Perguntado se sentia falta da época em que fazia sucesso na praia, ele foi taxativo. “Eu não fiz sucesso. Como é que eu fiz sucesso e não ganhei dinheiro?”. “Mas você ficou famoso, todo mundo lembra de você”, argumentei antes de ouvir o silêncio do orgulho próprio seguido da negativa: “Que sucesso é esse que a gente não ganha nada?”.

“Eu ia às vezes a pé, às vezes de bicicleta. Ficava andando (pela praia). Não gostava muito de ficar parado não”, relembra. “O pente era por causa do cabelo, que assanhava”, completa antes de termos a conversa interrompida por sua esposa, que lhe chamava para dentro de casa.

Com os vizinhos, descobrimos que Ronnie também dava a sua graça em festinhas do bairro mesmo quando não era convidado e roubava a cena. “Eu chegava, as pessoas me chamavam de Ronnie Von e pediam pra eu cantar. Aí eu cantava minhas músicas”, acrescenta. “Era só isso. Pode ir. Não vou falar mais não”, encerra.



comment 5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *