Formada a primeira brigada contra incêndios florestais de Aldeia

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Tatiana Portela

Trinta e seis pessoas passaram esta semana inteira recebendo treinamento, em Aldeia, para atuarem como brigadistas ambientais especializados na prevenção e combate a incêndios florestais. O treinamento, encerrado nesta sexta (29), foi ministrado por técnicos do Ibama por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), com aulas teóricas e práticas, no Privê Haras de Aldeia (km 20).

Os perigos dos incêndios florestais em Aldeia

A partir de agora a região de Aldeia, que sofre muito com as queimadas, principalmente nas épocas secas, terá a atuação desses brigadistas, que serão acionados tanto em situações de emergência como na prevenção. Entre os participantes –  todos voluntários – estão funcionários de condomínios locais, bombeiros civis e servidores das prefeituras de Camaragibe e Paudalho. “Na ocorrência de qualquer incidente ou na necessidade de ações preventivas, eles serão acionados para atuar”, explicou Ana Virgínia Vieira de Melo, coordenadora do Prevfogo em Pernambuco e uma das monitoras do curso. Segundo ela, foi muito gratificante ver “o espírito de união dos novos brigadistas, que se formam para defender o meio ambiente”.

Entre as ações preventivas que os brigadistas estarão aptos a realizar estão campanhas e palestras para conscientizar a população dos prejuízos causados pelo fogo ao solo e ao ar. Eles aprenderam – e vão ensinar – que existem alternativas ao uso do fogo, tanto para a agricultura quanto para o manejo do lixo. E que os incêndios tornam as terras inférteis e o ar poluído, matam animais e provocam doenças em seres humanos.

“Depois desses curso esperamos que os brigadistas se mantenham em permanente contato uns com os outros para que haja efetividade no caso de uma emergência. Mesmo sendo voluntários, deu pra perceber que eles têm em comum muita empolgação e vontade de trabalhar”, declarou o síndico do Haras e um dos apoiadores do treinamento do Ibama, Roberto Alencar, que também participou das aulas.

Durante a solenidade de encerramento, que contou com a presença de síndicos, representantes das prefeituras e do Fórum Socioambiental de Aldeia, a oradora da turma, Rebeca Figueiredo (foto acima), que é da guarda municipal de Paudalho, declarou que a turma “arrumou o solo, colocou as sementes e a partir de agora vai esperar florescer para colher os frutos do que aprenderam”.

O grupo de Aldeia se autobatizou de “Brigada Pioneira Aldeia dos Camarás”.



comment 3 comentários

  1. Um exemplo de voluntariado e de cidadania que certamente irá inspirar outros grupos a agir em defesa do meio ambiente e da segurança comunitária. Parabéns aos pioneiros.
  2. Gleyse, o melhor caminho é procurar o pessoal do Prevfogo, no Ibama, para saber quando será a próxima turma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *