Arquiteto inaugura estúdio de marcenaria digital em Aldeia

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Tatiana Portela

Aos 35 anos, casado e com dois filhos pequenos, o arquiteto Raphael Sanguinetti, que sempre trabalhou com gerenciamento de obras públicas, tomou uma decisão radical: investir num antigo hobby –  a marcenaria –, trabalhar em casa e ter mais tempo para curtir a família. Depois de um ano pesquisando, viajando e estudando, comprou uma máquina de cortar madeira que funciona digitalmente. Ele agora trabalha no quintal de casa (onde montou seu estúdio) – na Estrada da Munguba, km 12,5 -, cercado por árvores e leva o filho mais velho para a escola todos os dias.

Painel vazado produzido pelo WoodLab
Painel vazado produzido pelo WoodLab
Cadeira Slim Desk
Cadeira Slim Desk

LEIA TAMBÉM

Com tecnologia própria, amigos cultivam cogumelos em Aldeia

Em Aldeia, a arte em 3D de Pollyanna Ferreira que “engana os olhos”

A marcenaria digital de Raphael se chama WoodLab e participa da plataforma Opendesk, que funciona como um mercado global de design. Ao se cadastrar numa rede de fabricantes de várias partes do mundo, o participante tem acesso aos projetos dos móveis e objetos (pelos quais paga royalties).

Esses projetos são baixados localmente no computador e, depois de programada, a máquina executa o serviço. A plataforma foi criada para reduzir os custos com a logística e tornar o consumo do design acessível a mais gente.

“Essa máquina é capaz de cortar qualquer desenho em materiais como madeira, acrílico, aço inox, entre outros, com até 3m x 1,5 de dimensão”, descreve Raphael. “Ela corta e desbasta. Depois eu monto o móvel, dou um acabamento com lixa, verniz ou tinta e está pronto”. Hoje em dia, segundo ele, muitos móveis são tão bem bolados que não levam cola nem parafuso, as partes simplesmente se encaixam.

A máquina (CNC Router) pesa 600 quilos e custou 130 mil reais
A máquina (CNC Router) é capaz de fazer todo tipo de corte

Um detalhe importante que Raphael destaca é que WoodLab segue a filosofia do ecologicamente correto, utilizando apenas madeira certificada, e também de colaboração com a economia local, razão pela qual está fechando parcerias com madeireiras de Aldeia para lhe fornecerem matéria-prima.

Telefone: (081) 99644-1335.

No instagram: #woodlab_cnc.



comment 5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *