Morador do Espinheiro, Capiba será homenageado na inauguração da Passa Disco

Whatsapp Facebook Twitter Linkedin Email
Foto: Acervo de José Alves Batista/Divulgação

Natural de Surubim, o compositor Capiba deixou uma obra com mais de 200 frevos, sambas e até música erudita. Certamente, é uma das figuras mais lendárias do Carnaval do Recife. Mas pouca gente sabe que ele morou por quase 40 anos no Espinheiro, mais precisamente na casa de número 369 da Rua Barão de Itamaracá.

O músico Capiba será homenageado no próximo dia 5, quando Claudio Almeida vai comandar uma apresentação com repertório todo do mais famoso compositor de frevo de todos os tempos, a partir das 19h, durante a inauguração da nova loja Passa Disco (na Galeria Hora Center).

Claudia Beija, Geraldo Maia, Gonzaga Leal, Mazo Melo, Jader Cabral, Romero Ferro e Nonô Germano fazem participações no tributo, que homenageia também a Claudionor Germano. O cantor passará a fazer parte da Academia Passa Disco da Música Nordestina e terá como patrono justamente o compositor Capiba.

A casa onde Capiba morou chegou a ser alugada pela TGI Consultoria e receber o Espaço Capiba, uma justa homenagem a quem valorizou a cultura pernambucana e deu destaque ao frevo. No entanto, o imóvel recentemente foi entregue e atualmente não existe nenhuma homenagem fixa ao músico no bairro.

Por quase 40 anos, Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba) e sua esposa Zezita Barbosa moraram no Espinheiro. O Espaço Capiba  tinha o lugar do piano registrado em fotografia, fotos e letras de músicas espalhados pela casa. Além de livros e LPs doados pela família do compositor em destaque.

Proprietário da loja de CDs e vinis que está se mudando de Parnamirim para o Espinheiro, Fábio Passadisco explica que hoje é difícil encontrar as produções do compositor, pois estão todas esgotadas. “O único que tenho aqui para vender é um tributo. Capiba: Elas e outras canções“, explica.

Na Galeria Hora Center, a nova Passa Disco terá mais espaço e a ideia do proprietário é poder fazer pequenos eventos e também ampliar o espaço especialmente para a venda de vinis.

Lançamento da nova Passadisco
Homenagem a Capiba e Claudionor Germano
Terça, 5 de setembro, a partir das 19h
Galeria Hora Center
Rua da Hora, 345, Espinheiro



comment 1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *